"satélites da rede Starlink" - 19/12/2025 11:19

Luzes alinhadas no céu intrigam moradores do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina

Fenômeno registrado na noite de quinta-feira (18) foi causado por satélites da rede Starlink, lançados recentemente pela SpaceX
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
As luzes foram vistas em cidades do Oeste e Meio-Oeste do estado. Foto: Reprodução

Moradores de diversas cidades do Oeste e do Meio-Oeste catarinense foram surpreendidos na noite de quinta-feira (18) por um fenômeno luminoso incomum no céu. Pontos de luz alinhados e em movimento chamaram a atenção em municípios como São Miguel do Oeste, Joaçaba e Luzerna, gerando curiosidade, espanto e muitos registros em vídeo compartilhados nas redes sociais.

As imagens rapidamente levantaram questionamentos sobre a origem das luzes, que lembravam um verdadeiro “trem” cruzando o céu noturno. Apesar do aspecto misterioso, o fenômeno já é conhecido por astrônomos e observadores do espaço.

De acordo com o astrônomo Diego de Bastiani, o que foi visto trata-se do chamado “trem Starlink”, formado por satélites da empresa SpaceX, do empresário Elon Musk. Segundo ele, o fenômeno ocorre logo após o lançamento dos equipamentos ao espaço.

“Os satélites são colocados inicialmente em órbita baixa e ficam praticamente enfileirados. Nesse momento, eles refletem a luz do Sol e aparecem como pontos brilhantes alinhados no céu”, explica.

O astrônomo destaca que o fenômeno observado nesta semana está relacionado ao lançamento de um foguete Falcon 9, realizado há dois dias a partir da base de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Desde 2021, conforme Bastiani, os lançamentos da SpaceX se tornaram mais frequentes, o que aumentou consideravelmente a chance de observação desse tipo de fenômeno a olho nu. “Chamamos de trem Starlink justamente porque eles lembram vagões seguindo um após o outro”, detalha.

Ainda segundo o especialista, sempre que ocorre um lançamento, há possibilidade de visualização, dependendo do horário, da posição do observador e das condições do céu. “Nesta quinta-feira, o brilho estava com magnitude elevada, o que tornou o fenômeno ainda mais visível e impressionante”, completa.

Apesar do susto inicial para alguns moradores, o alinhamento de luzes não representa risco e faz parte da expansão da constelação de satélites Starlink, utilizada para fornecimento de internet via satélite em diversas regiões do mundo.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...