O calor volta a se intensificar em Santa Catarina nesta sexta-feira (19), a dois dias do início do verão. A elevação das temperaturas ocorre em razão do afastamento de um sistema de alta pressão, que segue em direção ao oceano e perde influência sobre o território catarinense. Com isso, as máximas devem ultrapassar os 30 °C em praticamente todas as regiões do Estado, conforme informações da Defesa Civil.
O sistema de alta pressão foi responsável por manter as temperaturas mais amenas na quarta-feira (17) e na quinta-feira (18). Durante esse período, houve inclusive registro de geada na Serra catarinense, com mínima de 1,5 °C em Urupema, município conhecido como o mais frio do Brasil.
Temperaturas em elevaçãoSegundo a Defesa Civil, a tendência é de elevação gradual das temperaturas em relação aos dias anteriores. No amanhecer, que vinha se aproximando de marcas próximas de zero, os termômetros devem variar entre 10 °C e 15 °C nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nas demais regiões, as mínimas ficam entre 17 °C e 19 °C.
Já no período da tarde, o calor se intensifica, com máximas alcançando ou superando os 30 °C em diversas áreas do Estado. De acordo com a Defesa Civil, não há riscos associados às condições do tempo para esta sexta-feira e para o fim de semana.
As informações meteorológicas também são acompanhadas diariamente pelo meteorologista Piter Scheuer, do Grupo WH Comunicações, que participa da programação das emissoras com análises e previsões do tempo. Na 103 FM, Scheuer integra o Programa Atualidades, levando aos ouvintes atualizações constantes sobre as condições climáticas em Santa Catarina e na região.

