FIQUE LIGADO! - 22/12/2025 22:03

Febraban divulga funcionamento dos bancos no período de festas de fim de ano

Não haverá atendimento bancário nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro; PIX segue operando normalmente
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
FOto: WH Comunicações / Arquivo

Com a proximidade das festas de final de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou como será o funcionamento das instituições financeiras no período.

De acordo com a entidade, nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal) não haverá expediente bancário, e as agências não abrirão para atendimento presencial ao público. Nessas datas, também não serão realizadas compensações bancárias, incluindo TEDs. O PIX, por operar 24 horas por dia, inclusive em feriados, continuará funcionando normalmente.

No dia 24 de dezembro (quarta-feira), o atendimento bancário será realizado em horário reduzido, das 9h às 11h, no horário de Brasília, ou das 8h às 10h nos estados com uma ou duas horas de diferença em relação à capital federal.

Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos funcionarão normalmente para atendimento presencial, nas localidades onde não houver feriado municipal.

Segundo a Febraban, o último dia do ano com expediente normal e atendimento presencial ao público será 30 de dezembro (terça-feira). No dia 31 de dezembro, não haverá expediente bancário, nem compensações financeiras.

As contas de consumo — como água, energia elétrica e telefone — com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 01/01 poderão ser pagas sem acréscimo no próximo dia útil. No caso de tributos e impostos, a orientação é que o pagamento seja antecipado, para evitar a cobrança de juros e multa.

“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou agendá-lo pelos canais eletrônicos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

A federação também reforça que os canais digitais continuam sendo alternativas práticas e seguras para os clientes, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos de celular, atendimento telefônico e correspondentes bancários.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos ainda podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Fonte: WH Comunicações com Febrabran
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...