BALANÇO - 23/12/2025 08:10 (atualizado em 23/12/2025 13:48)

Secretária de Educação e Cultura de Maravilha destaca ações realizadas pela pasta em 2025

Iloene Kafer também projetou as atividades do próximo ano durante entrevista
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

As ações realizadas no âmbito da Secretaria de Educação e Cultura de Maravilha foram tema da entrevista desta segunda-feira (22), na Líder FM. A secretária Iloene Terezinha Kafer, que assumiu a pasta no final de agosto deste ano em sucessão à vice-prefeita Nadia Signor, respondeu a questionamentos sobre a oferta de vagas na educação infantil e sobre as obras estruturais de instituições de ensino. 

Em relação as vagas, explicou que através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina, a pasta divulga ao final de cada mês a lista de espera em vagas da educação infantil. A última lista publicada, referente ao mês de novembro, apresenta uma quantidade de 160 crianças aguardando vaga em berçário, e 23 nas turmas de maternal. Ao ser questionada sobre este números, Iloene destacou que desde o início deste ano a Administração Municipal direciona esforços para diminuir a lista e atender a demanda reprimida. Dentre outras ações realizadas no decorrer de 2025, recentemente foi aberta uma creche emergencial em espaço locado pelo município. Esta medida fez com que as crianças da lista do maternal e berçário tivessem vagas garantidas. De acordo com a secretária, a lista que será divulgada em dezembro deve ser apresentada sem filas neste momento. 


Sobre as ações estruturais nas escolas municipais, a secretária apresentou um balanço de 2025:

Finalizadas
Nova estrutura do CEI Cinderela no Jardim América II;
Reforma de salas MAKER e laboratório de ciências do CAIC;
Pintura e reforma de todos os parquinhos do Centros de Educação Infantil;
Pintura externa e interna do Centro Educacional Monteiro Lobato.

Em finalização:
Obra de acessibilidade do CAIC praticamente finalizada;
Quadra de esportes do CEV Raymundo Veit.

Em andamento:
Reforma do CEI Cinderela Extensão - também foi adquirido um terreno para futuramente ampliar o local;
Construção de cobertura e reforma dos banheiros do CEI Criança Feliz. 

Grandes investimentos
Informou que o projeto da maior obra do município na educação, que é a ampliação do CEV Raymundo Veit no valor de R$ 9 milhões, foi finalizado na AMERIOS. Além disso, foi finalizado o processo de licitação da ampliação e reforma CEI Erica Maldaner, e nos próximos dias deve ocorrer a entrega da ordem de serviço, com investimento de mais de R$ 3 milhões. Ambas as obras devem ter execução iniciada em 2026.

Profissionais da educação

No que diz respeito às ações direcionadas aos profissionais que atuam na educação municipal, a secretária pontuou o pagamento do vale alimentação, o cumprimento do piso nacional docente, a formação continuada profissionais da educação e gestores - onde também se dá ênfase à saúde mental. Ainda destacou o apoio da equipe multiprofissional e de coordenadores, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental. 

Projeta para 2026 maior ênfase à alfabetização e recomposição da aprendizagem. Em relação a estrutura, revela que já foi solicitado para a AMERIOS o projeto do CEI Pequeno Príncipe. Outras ações estão no radar: adequações de acessibilidade e muros do CEI Chapeuzinho Vermelho, além de pequenas reformas previstas para os CEIs Branca de Neve, Luiza Wilder Schmidt, Sílvia Ebert e Patrícia Roman. Além disso, está prevista a entrega do uniforme escolar, para todos os alunos - desde o berçário até o 9º ano.
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...