
As ações realizadas no âmbito da Secretaria de Educação e Cultura de Maravilha foram tema da entrevista desta segunda-feira (22), na Líder FM. A secretária Iloene Terezinha Kafer, que assumiu a pasta no final de agosto deste ano em sucessão à vice-prefeita Nadia Signor, respondeu a questionamentos sobre a oferta de vagas na educação infantil e sobre as obras estruturais de instituições de ensino.
Em relação as vagas, explicou que através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina, a pasta divulga ao final de cada mês a lista de espera em vagas da educação infantil. A última lista publicada, referente ao mês de novembro, apresenta uma quantidade de 160 crianças aguardando vaga em berçário, e 23 nas turmas de maternal. Ao ser questionada sobre este números, Iloene destacou que desde o início deste ano a Administração Municipal direciona esforços para diminuir a lista e atender a demanda reprimida. Dentre outras ações realizadas no decorrer de 2025, recentemente foi aberta uma creche emergencial em espaço locado pelo município. Esta medida fez com que as crianças da lista do maternal e berçário tivessem vagas garantidas. De acordo com a secretária, a lista que será divulgada em dezembro deve ser apresentada sem filas neste momento.
Profissionais da educação
No que diz respeito às ações direcionadas aos profissionais que atuam na educação municipal, a secretária pontuou o pagamento do vale alimentação, o cumprimento do piso nacional docente, a formação continuada profissionais da educação e gestores - onde também se dá ênfase à saúde mental. Ainda destacou o apoio da equipe multiprofissional e de coordenadores, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental.

