
Em entrevista à Rádio Líder FM, o secretário de Planejamento, Administração e Fazenda de Maravilha, Luciano De Marco, apresentou um balanço das principais ações da pasta ao longo deste ano.
Outro ponto da entrevista foi o Plano Plurianual (PPA) 2026/2029, que estima uma arrecadação de R$ 191.309.760,00 para o ano de 2026. O secretário explicou que esse valor é projetado com base no crescimento da arrecadação dos últimos anos, atualmente estimado em 7%. “Pegamos o orçamento do ano anterior e aplicamos esse percentual de crescimento, chegando ao valor de aproximadamente R$ 191 milhões”, explicou. Entre as principais fontes de receita, o secretário trouxe como exemplo ICMS, FPM, Fundeb, ISS, IPVA, repasses do SUS, IPTU, ITBI, além de convênios, emendas parlamentares e recursos do Governo do Estado.
De Marco também foi questionado sobre os custos do serviço de coleta de resíduos sólidos, que passou a ser executado por uma nova empresa no início deste ano. Ele informou que foi realizada uma tomada de preços e a empresa GLI Limpeza Urbana Ltda sagrou-se vencedora. Questionado sobre os aditivos de valores que o contrato sofreu ao longo deste ano, justificou que o valor é pago por tonelada, e que houve aumento no volume de resíduos coletados. “No passado, tínhamos uma média de 500 toneladas por mês. Hoje, devemos fechar o ano entre 550 e 560 toneladas mensais, reflexo do crescimento da cidade”, afirmou. Segundo ele, mesmo com o aumento do volume, avalia que o balanço final é de economia. Ele informou ainda que uma nova licitação para o serviço foi publicada.
Ao final da entrevista, o secretário reafirmou o compromisso da gestão em “fazer mais com menos”, citando maior fiscalização e contribuições do município para acelerar grandes obras. Como exemplo, mencionou as obras das perimetrais da BR-282, executadas pelo DNIT, nas quais o município realocou famílias em áreas irregulares.

