Ao menos uma pessoa morreu e mais de 40 ficaram feridas após dois trens colidirem no Peru, na terça-feira (30). O acidente ocorreu entre veículos das empresas Inca Rail S.A. e PeruRail S.A, na ferrovia que leva à cidade de Machu Picchu, principal ponto turístico do país.
#LOÚLTIMO #URGENTE | Se registra ch0'que frontal de los trenes pertenencientes a las empresas de Inca Rail y Peru Rail en ruta a Machu Picchu. Reportan varios her1'dos. pic.twitter.com/P3WD2hUZEA
Segundo a empresa que opera a ferrovia, um dos trens vinha de Machu Picchu, enquanto o outro seguia para a cidade inca. Os veículos bateram de frente no quilômetro 82, no setor Pampacachua, localizado no distrito de Ollantaytambo. O trecho precisou ser interditado temporariamente para o resgate das vítimas.
???? #ALERTA | Dos trenes colisionan de frente en el Machu Picchu, Perú. Hay decenas de heridos. pic.twitter.com/4xF7bNxKm6
— Mundo en Conflicto ???? (@MundoEConflicto) December 30, 2025
A vítima foi identificada como Roberto Cardenas Loayza, de 61 anos. Ele era maquinista de uma das locomotivas. Já em relação aos feridos, o prefeito de Ollantaytambo, Paull Palma, informou que 19 estavam em estado grave. Todos foram transferidos para unidades de saúde em Cusco.
O motivo da colisão ainda é investigado. Pelas redes sociais, passageiros compartilharam imagens dos trens danificados e pessoas sendo resgatadas.
Patrimônio da Humanidade desde 1983, Machu Picchu é a principal atração turística do Peru, com mais de 1 milhão de visitantes por ano. O principal acesso ao sítio arqueológico, construído no século XV pelos incas, é por trem, a partir de Cusco, antiga capital do Império Inca, mas também pode ser feito a pé, a partir de Ollantaytambo.

