A passagem de 2025 para 2026 deverá ser marcada por chuvas fortes em Santa Catarina. A previsão do tempo na virada do ano, segundo a Defesa Civil do estado, deve se confirmar já no início da tarde desta quarta-feira (31).
Os temporais devem chegar com maior intensidade no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nas demais regiões, a precipitação ocorre de maneira mais isolada.
A circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera somada ao calor e à umidade, favorecem a formação de temporais com raios, rajadas de vento e chuva intensa em Santa Catarina.
Há risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Previsão do tempo na virada do ano
Os temporais que atingem Santa Catarina ao longo da quarta-feira devem perder força com o cair da noite. Nos horários próximos à virada do ano, o tempo permanece nublado, mas não há previsão de chuva para a maior parte do estado. Não se descarta, contudo, chuvas fracas e isoladas, sem risco associado.
A previsão da Defesa Civil estadual indica uma condição de chuva fraca e isolada, com vento soprando com intensidade fraca, abaixo de 10 km/h. Em caso de precipitação intensa, o órgão recomenda buscar local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, não é recomendado permanecer perto de árvores, placas ou postes de energia.

O primeiro dia de 2026 deverá ser de calor, com a possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde. As áreas mais afetadas devem ser o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, além de partes dos Planaltos e do Litoral Sul. Nessas regiões, o risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais.

