
O processo de alistamento militar de 2026 começa no dia 1º de janeiro e segue aberto até o dia 30 de junho. O procedimento é obrigatório por lei para homens que vão completar 18 anos. As mulheres também podem se alistar de forma voluntária. As inscrições podem ser feitas no site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente, a partir de 2 de janeiro, na junta militar mais próxima.
No segundo semestre de 2026, após a etapa de alistamento, serão realizadas as fases de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. O Serviço Militar para os selecionados começa em 2027 e tem duração de um ano. Se houver vagas, o serviço pode ser prorrogado a cada 12 meses, por até oito anos.
Mulheres
Desde o ano passado, as mulheres podem se alistar voluntariamente, e, em 2026, serão ofertadas para elas mais de 1,4 mil vagas: mil para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e do Distrito Federal. O objetivo do Ministério da Defesa é que o número de vagas para o público feminino cresça a cada ano.
Em 2025, mais de um milhão de homens e 33 mil mulheres se alistaram para servir em 2026.

