CLIMA - 03/01/2026 13:34

Temporal rápido deixa mais de 14 mil consumidores sem energia no Extremo-Oeste

Ventos derrubaram árvores e danificaram rede elétrica; equipes da Celesc trabalham para restabelecer o fornecimento
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / Celesc
Um temporal rápido, no fim da manhã deste sábado (3), deixou mais de 14 mil unidades consumidoras sem energia elétrica no Extremo-Oeste de Santa Catarina. A chuva forte veio acompanhada de rajadas de vento que derrubaram árvores e atingiram a rede elétrica em vários pontos da região.

Segundo o gerente regional da Celesc em São Miguel do Oeste, Sandro Valmorbida, a empresa iniciou 2026 enfrentando os efeitos típicos do verão. “Os fortes ventos e a intensa presença de vegetação — especialmente eucaliptos — ocasionaram diversas ocorrências em nosso sistema elétrico”, afirmou.

No pico das ocorrências, cerca de 14 mil consumidores ficaram sem luz. Houve registros de alimentadores fora de operação, cabos rompidos, transformadores danificados e postes quebrados.

Valmorbida explicou que, mesmo com os investimentos na rede, eventos climáticos extremos ainda provocam impactos. “Apesar dos investimentos contínuos para tornar a rede mais robusta, situações climáticas extremas ainda afetam o fornecimento de energia”, disse. Ele acrescentou que as equipes estão “atuando com força máxima para restabelecer o sistema o mais rápido possível, sempre priorizando a segurança”.

A Celesc orienta que a população evite se aproximar de cabos caídos e sempre considere a rede como energizada. Em caso de necessidade, o atendimento pode ser acionado pelo número 0800 048 0196.
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...