
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) colocou o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade é a única do Extremo-Oeste de Santa Catarina a figurar na lista, reforçando sua importância regional e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O estudo avaliou hospitais públicos de todo o país com base em critérios técnicos como disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tempo médio de internação, taxas de ocupação e mortalidade hospitalar, além de indicadores de eficiência e qualidade na gestão.
Santa Catarina teve sete hospitais selecionados entre os 100 melhores do país, representando 7% do total nacional. São Paulo liderou o ranking com 30% das unidades, seguido por Goiás (10%) e Pará (7%). Apesar da forte concorrência entre grandes centros, o Hospital Terezinha Gaio Basso conquistou destaque nacional mesmo estando localizado em uma região distante dos principais polos urbanos.
“Essa relação dos 100 melhores hospitais se mostrou representativa de todas as regiões brasileiras, evidenciando que o país possui centros de excelência hospitalar espalhados pelo território nacional”, afirmou.
Referência para o Extremo-Oeste

Conforme o diretor geral do HRTGB-Santé, Rodrigo Lopes, estar entre os 100 melhores hospitais públicos do país demonstra o comprometimento em uma gestão eficaz, transparente e que prioriza o bom atendimento aos pacientes, humanizado e com qualidade. “Atendemos a uma região estimada em 300 mil habitantes, sendo referência em urgência e emergência, oncologia e especialidades em sobre aviso. Temos a convicção da diferença que fizemos há 15 anos na saúde pública do Extremo Oeste, mas o principal prêmio é o reconhecimento da sociedade aos nossos serviços”, enfatiza.
Outros hospitais catarinenses na lista
Além da unidade de São Miguel do Oeste, também foram reconhecidos:- Hospital Governador Celso Ramos – Florianópolis
- Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria – Joinville
- Hospital Municipal Ruth Cardoso – Balneário Camboriú
- Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes – São José
- Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) – São José
- Maternidade Carmela Dutra – Florianópolis
Próxima etapa do ranking
A partir da lista dos 100 hospitais públicos, serão escolhidos os 10 melhores do país, com divulgação prevista para maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil. Nessa fase, os hospitais passarão por nova avaliação que inclui satisfação dos pacientes, nível de acreditação, práticas de compliance e análise de eficiência na utilização dos recursos disponíveis.“Com essa premiação, buscamos reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar, além de incentivar a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população”, concluiu Renilson Rehem.

