
As áreas de Santa Catarina próximas ao Rio Grande do Sul devem ser as mais afetadas pelo alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que entra em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira (9).
O alerta laranja, que abrange todo o Rio Grande do Sul, e o Oeste, parte do Meio-Oeste, Serra e Sul catarinense, indica a chance de tempestades nestas regiões ao longo da sexta-feira. A previsão é para chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia.
Também são esperados ventos intensos, com rajadas que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As demais áreas de Santa Catarina já estão em alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestade. O aviso começou às 9h30 desta quinta-feira e segue até o final de sexta-feira. Nessas regiões, a chuva prevista é de até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h e possível queda de granizo.
Quais são as áreas afetadas por alerta laranja
- Serrana
- Sudoeste Rio-grandense
- Noroeste Rio-grandense
- Oeste Catarinense
- Centro Ocidental Rio-grandense
- Metropolitana de Porto Alegre
- Sudeste Rio-grandense
- Nordeste Rio-grandense
- Sul Catarinense
- Centro Oriental Rio-grandense
- Sudoeste Paranaense

