O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve, nesta quarta-feira (28), a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 15% ao ano. A taxa permanece estável desde o fim de junho de 2025 e é o maior patamar em quase 20 anos, desde 2006, quando a Selic chegou a 15,25% ao ano. Com informações do g1.
A estabilidade dos patamares da taxa Selic já era esperada pelo mercado financeiro, mesmo com integrantes do governo defendendo a redução da taxa. No entanto, agora, a previsão é que a taxa seja reduzida somente a partir de março, quando acontecerá a próxima reunião do comitê.
Isso porque o Comitê já havia dito, na última reunião, que a taxa seria mantida em 15% por um “período bastante prolongado” de tempo. Já são quatro reuniões seguidas com a decisão de manter o patamar.
Na reunião desta quarta, dois votos a menos foram contabilizados, com as saídas do diretor de Organização do Sistema Financeiro, Renato Gomes, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen.
Taxa Selic
A Selic define a taxa básica de juros da economia e é utilizada, muitas vezes, para conter a inflação. Ela é decidida com base no sistema de metas, tendendo a aumentar ou diminuir.

