"ALÍVIO" - 29/01/2026 11:32

Após 400 dias internada, bebê Ana Lara recebe alta e vai para casa em SC

Criança superou grave condição de saúde com cirurgias e tratamento intensivo no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
400 dias após nascer, criança recebe alta de hospital em SC – Foto: Divulgação

Após 400 dias de internação, a pequena Ana Lara finalmente pôde ir para casa na quarta-feira (28), em Criciúma. A alta médica foi concedida pelo Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc) e marcou o fim de uma longa jornada de tratamento iniciada logo após o nascimento da criança.

Ana Lara nasceu no dia 24 de dezembro de 2024, véspera de Natal, às 20h40, com 35 semanas e um dia de gestação, pesando 3,1 quilos. Pouco tempo depois do parto, foi diagnosticada com síndrome do intestino curto e precisou ser encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, sem sequer permanecer uma hora nos braços da mãe.

Quatro dias após o nascimento, em 28 de dezembro, a bebê passou pela primeira cirurgia. Outras intervenções cirúrgicas ocorreram em 5 de fevereiro e 13 de março, dando sequência a um tratamento longo e delicado, acompanhado diariamente por uma equipe multiprofissional do hospital e pela mãe, Ana Luiza da Silva Mendes, que esteve ao lado da filha durante todo o período de internação.

Ao longo dos meses, Ana Lara passou pela UTI neonatal, UTI pediátrica, pediatria, clínica médica e centro cirúrgico. Durante parte do tratamento, dependeu de nutrição parenteral total, mas apresentou evolução constante, crescendo e se fortalecendo dentro do ambiente hospitalar.

“Cada etapa vencida foi fortalecendo o vínculo entre paciente, família e equipe, reafirmando a importância da tecnologia, do cuidado humanizado e do trabalho multiprofissional”, destacou a psicóloga Amanda dos Santos de Souza, que acompanhou a criança e seus familiares durante o tratamento.

Mesmo internada, Ana Lara comemorou seu primeiro aniversário no hospital, em dezembro passado, ao lado da irmã Júlia, do irmão Samuel e da equipe do Hmisc. A celebração contou com bolo, doces e balões cor-de-rosa, simbolizando a evolução positiva da criança diante dos inúmeros desafios enfrentados.

Para a mãe, a alta representa a realização de um sonho. “Meu milagre”, define Ana Luiza, de 22 anos, moradora do bairro Monte Castelo. “Não daria nada para você voltar a ser recém-nascida, quando você sofreu muito. Agora você está na sua melhor fase”, afirmou emocionada, ao ver a filha brincando, sorrindo e tentando ficar em pé.

O momento da alta foi marcado por emoção e celebração entre familiares e profissionais de saúde, após mais de 13 meses consecutivos de cuidados intensivos e vitórias diárias. “Que alegria te ver indo para casa, neném. Que vocês sejam felizes, mamãe Ana Mendes, e que a Ana Lara tenha muita saúde para explorar o novo mundo que começa hoje”, desejou a pediatra e neonatologista Paola Fialho Perondi, que acompanhou a bebê desde os primeiros dias de vida.

Fonte: WH3 com SCC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...