
O novo espaço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Maravilha, localizado na Rua XV de Novembro, foi oficialmente inaugurado na noite de sexta-feira (13), em um ato que contou com a presença de autoridades, lideranças e da equipe da Secretaria de Assistência Social. Desde o início deste mês, os atendimentos já estão sendo realizados no novo ambiente, em um imóvel próprio do município - anteriormente, o serviço funcionava na Rua Duque de Caxias, em um local alugado.

Durante a solenidade, fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Municipal de Maravilha, Sérgio Bourscheid, a defensora pública, Beatriz Wickert, a coordenadora do Creas no município, Karina Vendrame, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula de Oliveira, e o prefeito Vinicius Ventura. Em suas falas, destacaram que o novo endereço facilita o acesso de quem precisa dos serviços, as adequações realizadas para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade e a importância de, mais do que uma estrutura física, contar com uma equipe comprometida.
A secretária Ana Paula frisou o significado deste momento: “Estamos oferecendo um espaço seguro, humano e preparado para proteger quem mais precisa. É uma conquista coletiva. Agradeço à administração municipal e à rede de proteção que caminha junto. Agradeço, do fundo do meu coração, à equipe da Assistência Social e do Creas: vocês lidam diariamente com histórias difíceis, sofrimento e injustiças e seguem firmes. Vocês realizam esse trabalho com técnica, sensibilidade, compromisso e amor, sendo muitas vezes a primeira porta que se abre quando todas as outras já se fecharam.”
O ato contou com uma oração de um representante da Missão Redime. Ao final, foi realizado o descerramento da placa inaugural e os presentes foram convidados a conhecer o novo espaço do Creas.

O novo espaço conta com salas para atendimentos individuais e familiares, área de recepção, espaço administrativo, auditório, brinquedoteca e local reservado para reuniões e acompanhamentos técnicos. A sala de habitação também está no local. O imóvel também possui uma fachada que identifica o local.

Exposição
No local estão expostos trabalhos realizados por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que aborda a violência contra a mulher.
Outra exposição é composta por fotografias que representam o Serviço de Acolhimento do município.

Atendimento
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Serviços
O Creas é um serviço voltado ao atendimento de pessoas e famílias que estão vivenciando alguma situação de violação de direitos.
Os munícipes podem buscar apoio em casos de violência doméstica, abuso ou exploração sexual, negligência, abandono, trabalho infantil, situações de vulnerabilidade grave, além de acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Também são realizados atendimentos e orientações sociais, encaminhamentos para a rede de serviços e acompanhamento familiar, sempre com sigilo e acolhimento.
O atendimento é gratuito e pode ser procurado diretamente pela população ou através de encaminhamentos do CRAS, Conselho Tutelar, Judiciário, Saúde ou Educação.

