
Apesar de não ser considerado um feriado nacional, o Carnaval é definido como ponto facultativo na maioria dos estados e altera o horário de funcionamento dos bancos e lotéricas no Brasil. Agências bancárias e casas lotéricas não terão atendimento presencial nesta segunda-feira (16) e na terça-feira (17).
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os atendimentos voltarão a partir das 12h da Quarta-feira de Cinzas (18). Nos locais em que as agências fecham antes das 15h, o início do expediente será antecipado, garantindo o mínimo de três horas de funcionamento.
As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente
Como alternativa, os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos ou canais digitais. Para quem tem contas de consumo – água, energia e telefone – e carnês com vencimento para o dia, os débitos poderão ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil (quarta-feira).
As casas lotéricas acompanham o calendário bancário e também terão o atendimento ao público retomado apenas na quarta-feira, a partir das 12h.

