CLIMA - 17/02/2026 11:00

Temporais devem avançar sobre Santa Catarina e elevam risco de estragos durante o Carnaval

Defesa Civil alerta para chuva intensa, ventos fortes e possível granizo principalmente no Meio-Oeste e no Litoral catarinense
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O calor intenso e a alta umidade continuam favorecendo a formação de temporais em Santa Catarina nesta terça-feira (17), feriado de Carnaval. Segundo a **Defesa Civil de Santa Catarina, a combinação de instabilidade atmosférica com essas condições deixa o tempo muito instável, especialmente entre o Meio-Oeste e todo o Litoral, onde o risco para chuva intensa é considerado alto.

Nas áreas com maior probabilidade de temporais, há possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo, além de transtornos associados à chuva forte, como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais regiões do estado, o risco permanece moderado.

A Defesa Civil também chama atenção para o risco de deslizamentos, sobretudo em locais que já registraram volumes significativos de chuva nos últimos dias. A sensação de abafamento deve persistir devido à combinação de calor e umidade, que favorece o desenvolvimento de instabilidades.

Tendência para os próximos dias

Para quarta-feira (18), a previsão indica uma diminuição na formação de temporais em todo o estado. Mesmo assim, ainda há risco moderado principalmente no Litoral Norte, no Médio e Baixo Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis, no Alto Vale do Itajaí e no Litoral Sul.

Recomendações da Defesa Civil

Diante do cenário instável, a Defesa Civil reforça a importância de acompanhar avisos e atualizações pelos canais oficiais e adota as seguintes orientações:

  • Durante temporais, procure um local seguro e abrigado, afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.

  • Em caso de ventos fortes, evite transitar ou permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes.

  • Não atravesse ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos.

A atenção é fundamental especialmente em um período de festividades como o Carnaval, quando há maior circulação de pessoas nas ruas e nas regiões litorâneas.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM com informações da ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...