O calor intenso e a alta umidade continuam favorecendo a formação de temporais em Santa Catarina nesta terça-feira (17), feriado de Carnaval. Segundo a **Defesa Civil de Santa Catarina, a combinação de instabilidade atmosférica com essas condições deixa o tempo muito instável, especialmente entre o Meio-Oeste e todo o Litoral, onde o risco para chuva intensa é considerado alto.
Nas áreas com maior probabilidade de temporais, há possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo, além de transtornos associados à chuva forte, como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais regiões do estado, o risco permanece moderado.
A Defesa Civil também chama atenção para o risco de deslizamentos, sobretudo em locais que já registraram volumes significativos de chuva nos últimos dias. A sensação de abafamento deve persistir devido à combinação de calor e umidade, que favorece o desenvolvimento de instabilidades.
Tendência para os próximos dias
Para quarta-feira (18), a previsão indica uma diminuição na formação de temporais em todo o estado. Mesmo assim, ainda há risco moderado principalmente no Litoral Norte, no Médio e Baixo Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis, no Alto Vale do Itajaí e no Litoral Sul.
Recomendações da Defesa Civil
Diante do cenário instável, a Defesa Civil reforça a importância de acompanhar avisos e atualizações pelos canais oficiais e adota as seguintes orientações:
-
Durante temporais, procure um local seguro e abrigado, afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
-
Em caso de ventos fortes, evite transitar ou permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes.
-
Não atravesse ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos.
A atenção é fundamental especialmente em um período de festividades como o Carnaval, quando há maior circulação de pessoas nas ruas e nas regiões litorâneas.

