
A menina de 5 anos que foi esquecida dentro de um carro sob o sol de quase 40ºC em Jaraguá do Sul recebeu alta hospitalar na quarta-feira (18), uma semana após a internação. Ela havia sido resgatada na quinta-feira (12) em estado grave de desidratação e precisou ser entubada.
De acordo com a equipe médica, a criança apresentou rápida evolução clínica. Um dia após o resgate, na sexta-feira (13), ela já havia sido desentubada. A paciente passou por exame de tomografia, que não apontou sinais de edema cerebral, e os distúrbios metabólicos foram corrigidos.
A menina deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira (16), quatro dias após a internação, e recebeu alta definitiva do Hospital e Maternidade Jaraguá na quarta-feira (18).
Relembre o caso
A criança sofreu desidratação grave após ser esquecida por cerca de uma hora e meia dentro de um carro, sob sol intenso, em um dia em que as temperaturas na cidade variaram entre 36ºC e 38ºC.Conforme o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando foi encontrada, a menina estava sonolenta e com nível de consciência reduzido. Inicialmente, ela foi levada por familiares ao Hospital São José. Como a unidade não possui setor pediátrico, o Samu realizou a transferência para o Hospital e Maternidade Jaraguá.
O médico intensivista pediatra e chefe da emergência da unidade, Cauby Motta, informou que a criança chegou com quadro de desidratação grave e precisou ser entubada.A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o caso e, conforme as informações apuradas, poderá instaurar inquérito com suspeita de maus-tratos. O laudo médico da criança já foi solicitado para dar início às investigações.

