520 mil alunos - 19/02/2026 15:58

Governo de SC anuncia reforma no Instituto Estadual de Educação e novidades para a volta às aulas

Mais de 520 mil alunos retornam com kits, uniformes novos e investimentos em infraestrutura
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Roberto Zacarias/ Secom GOVSC

A volta às aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina foi marcada pelo anúncio de uma revitalização completa do Instituto Estadual de Educação, considerada a maior escola da rede e referência na América Latina. O governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço no valor de R$ 5 milhões para pintura, revitalização e recuperação estrutural da unidade.

O ano letivo de 2026 inicia com novidades para os mais de 520 mil alunos da rede estadual. Pela primeira vez em 14 anos, os estudantes recebem kits individuais de material escolar e novos uniformes, distribuídos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Outro destaque é a melhoria na infraestrutura, com a climatização das salas de aula.

Segundo o governador, o objetivo é garantir escolas bem estruturadas e mais atrativas para as famílias catarinenses. “Estamos realizando uma verdadeira transformação na educação de Santa Catarina, revisando toda a infraestrutura da rede estadual para oferecer o melhor aos nossos alunos. Queremos que a escola pública seja a primeira escolha das famílias”, afirmou.

As ações fazem parte do programa Educação Levada a Sério, que também promoveu a Jornada Pedagógica de 2026 para diretores e professores das 1.038 escolas estaduais ao longo de janeiro e fevereiro. A iniciativa foi coordenada pela primeira Escola de Formação de Professores e Gestores da rede estadual, com foco na qualificação do trabalho pedagógico.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou que os investimentos buscam melhorar as condições de trabalho nas escolas e projetar os estudantes para o futuro.

Formação de gestores e professores

O planejamento para a volta às aulas começou em janeiro, com a Jornada Pedagógica realizada ao longo de quatro semanas. O objetivo foi qualificar o trabalho nas escolas e promover práticas que contribuam para o aprimoramento da aprendizagem.

As formações abordaram temas como planejamento escolar, currículo, gestão pedagógica e metodologias de ensino. Mais de 2,2 mil gestores participaram dos encontros, além de mais de 40 mil professores que realizaram capacitações nas próprias unidades escolares.

Durante a formação, também foi lançado o Plano de Contingência Multirriscos para Unidades Educativas (Plancon EDU-MR/SC), desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Educação e de Proteção e Defesa Civil.

Ensino técnico e transporte escolar

O ano letivo de 2026 também inicia com a oferta de 50 mil novas vagas no ensino técnico da rede estadual e em instituições parceiras. A proposta é integrar a formação técnica ao Ensino Médio e às demandas do mercado de trabalho.

Com a implementação do Novo Ensino Médio, houve necessidade de ampliação das rotas de transporte escolar. Para isso, o Governo de Santa Catarina adquiriu 100 novos ônibus escolares. Desses, 65 já foram entregues aos municípios, e os outros 35 devem ser distribuídos em março.

Expansão do ensino em tempo integral

A ampliação das escolas em tempo integral também é destaque, com atividades no contraturno voltadas ao esporte, arte e cultura, inovação, empreendedorismo, valores humanos e línguas.

Segundo a secretária, as ações fazem parte de uma transformação ampla na educação pública catarinense, com foco na equidade e na qualidade do ensino em todas as regiões do estado.

Fonte: WH3 com CLICRDC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...