SIMULAÇÃO - 27/02/2026 13:39 (atualizado em 27/02/2026 13:42)

Coordenador detalha simulado estadual de desastres naturais que ocorre neste domingo em São Miguel do Oeste

Ação integra mobilização histórica da Defesa Civil de Santa Catarina e acontecerá simultaneamente nos 295 municípios catarinenses
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O coordenador da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, Wuillian Lanza, participou do programa Atualidades nesta sexta-feira (27) e detalhou como será realizado o segundo Simulado Geral de Gestão de Desastres, que acontece neste domingo (1º), a partir das 8h da manhã.

A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, e mobiliza simultaneamente os 295 municípios catarinenses, além de forças de segurança, equipes de resgate, órgãos públicos e a própria comunidade.

Segundo Lanza, a primeira edição, realizada no ano passado, já foi considerada a maior da história, com repercussão nacional e internacional. Neste ano, a mobilização será ainda maior, com a participação de todos os municípios do Estado.

Cenário simulado: microexplosão e tornado

Em São Miguel do Oeste, o cenário escolhido será novamente a simulação de uma microexplosão associada à formação de tornado — fenômenos que já atingiram o município em ocasiões anteriores.

“Não adianta simular algo que dificilmente aconteceria aqui. Precisamos treinar para aquilo que realmente pode ocorrer na nossa realidade”, destacou o coordenador.

A atividade seguirá o COBRADE (Código Brasileiro de Desastres), sistema que padroniza procedimentos entre as forças de segurança, semelhante ao que ocorre em áreas como medicina e direito, garantindo atuação integrada em situações de emergência.

Simulação mais realista e com novos desafios

O exercício será realizado no mesmo local do ano passado: na Rua Almirante Tamandaré, nas proximidades do Supermercado VIP e da agência da Caixa Econômica Federal.

De acordo com Lanza, a escolha do local se deve ao fato de a região já ter registrado ocorrências reais relacionadas a eventos climáticos.

Neste ano, o cenário contará com novos elementos para aumentar o realismo:

  • Simulação de chuva com uso de caminhão-pipa;

  • Escombros espalhados;

  • Vítimas com diferentes níveis de gravidade;

  • Possibilidade de simulação de óbitos;

  • Atuação da Polícia Científica e Polícia Civil;

  • Simulação de pânico entre familiares;

  • Disparo de sirenes e alertas reais da Defesa Civil nos celulares.

“Queremos testar não apenas os protocolos técnicos, mas também o psicológico das equipes e a mobilidade das forças de segurança. Quando o evento acontece em todos os municípios ao mesmo tempo, a ajuda mútua fica limitada. É isso que queremos treinar”, explicou.

Convite à população

A abertura oficial do simulado será feita pela Defesa Civil Estadual, que dará o “start” simultâneo para todas as cidades às 8h.

A população está convidada a acompanhar a atividade no local.

“A gente pede que a população venha, traga seu chimarrão, acompanhe. Vai ter sirene, movimentação intensa, mas é simulação. É importante que as pessoas vejam como funciona a organização em um desastre real”, ressaltou Lanza.

Ele também reforçou que as previsões climáticas para 2026 indicam aumento na ocorrência de fenômenos severos, o que torna o treinamento ainda mais necessário.

Trabalho voluntário e integração

O coordenador destacou ainda o empenho das equipes envolvidas, muitas delas atuando de forma voluntária, além do apoio da Administração Municipal, Secretaria de Obras e forças de segurança.

“O objetivo é estar preparado. Se acontecer, queremos que a população saiba que existe uma equipe treinada, organizada e pronta para agir”, finalizou.

O Simulado Geral de Gestão de Desastres acontece neste domingo, 1º de março, a partir das 8h, em São Miguel do Oeste, integrando a maior mobilização estadual já realizada na área de proteção e defesa civil.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...