ALERTA! - 23/03/2026 09:50

Tempestade à vista: semana começa com 17 estados em alerta de chuvas e ventos de até 100 km/h

Inmet coloca regiões sob aviso de "perigo" com riscos de alagamentos e cortes de energia; rajadas de vento podem atingir marcas históricas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou boa parte do Brasil em alerta laranja neste início de semana. O aviso de “perigo” desta segunda-feira (23) abrange áreas de 17 estados e prevê chuvas volumosas, que podem chegar a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes entre 60 e 100 km/h.

Há riscos reais de cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Previsão do tempo: entenda o alerta laranja

O Inmet trabalha com três níveis de monitoramento: o amarelo (perigo potencial), o laranja (perigo) e o vermelho (grande perigo). Estar na faixa laranja significa que a situação meteorológica da previsão do tempo é arriscada. A orientação oficial é que a população se mantenha vigilante e acompanhe as atualizações das previsões locais.

Receba no WhatsApp as principais notícias do dia em primeira mão mapa de alerta laranja do Inmet A previsão do tempo confirma que uma frente fria será a principal responsável pelas fortes chuvas nos três estados da Região Sul Foto: Inmet/Divulgação/

O mapa do risco: regiões afetadas

A instabilidade se espalha por quase todo o território nacional, motivada por diferentes sistemas meteorológicos, como o avanço de uma frente fria no Sul. Confira os detalhes da previsão do tempo por região:

Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ser impactados em quase toda a sua extensão, com exceção apenas da faixa litorânea.

Norte: o alerta vale para todo o Acre, Rondônia (norte), Pará (metade sul) e a maior parte do Amazonas.

Nordeste: Maranhão, Piauí e partes da Bahia (norte e oeste) estão na rota das chuvas.

Centro-Oeste: o Tocantins está inteiramente sob alerta, assim como o norte de Mato Grosso e uma pequena faixa ao norte de Goiás.

Sudeste: o impacto será mais pontual, atingindo o sul de São Paulo e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O Mato Grosso do Sul também tem previsão de chuva na porção sul.

Recomendações de segurança

Com a previsão do tempo de ventos de até 100 km/h, a Defesa Civil recomenda evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e outdoors, além de não buscar abrigo debaixo de árvores. Em caso de rajadas de vento, o ideal é não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada para evitar danos por descargas elétricas.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...