
Santa Catarina tem, em abril, 161.224 famílias atendidas pelo programa Gás do Povo, do governo federal. Ao todo, 522.753 pessoas serão beneficiadas no estado neste mês, com investimento superior a R$ 17,65 milhões. A maioria dos lares contemplados, 95,7%, tem mulheres como responsáveis familiares.
Entre os municípios catarinenses, Joinville lidera o número de beneficiários, com 12.167 famílias. Na sequência aparecem Florianópolis, com 10.627; Lages, com 6.826; Palhoça, 6.772; e São José, com 6.183 famílias contempladas.
Em nível nacional, o programa atende cerca de 15 milhões de lares em abril, com um aporte superior a R$ 1,5 bilhão. A maior concentração de beneficiários está na região Nordeste, com 6,76 milhões de famílias, seguida pelo Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.
O Gás do Povo garante a recarga gratuita do botijão de 13 quilos, embora não inclua o custo do vasilhame nem do frete. O objetivo é ampliar o acesso à energia limpa e segura, reduzindo o uso de alternativas como lenha, carvão e querosene, que oferecem riscos à saúde.
Criado para combater a pobreza energética, o programa prioriza famílias inscritas no Bolsa Família, com renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro atualizado no CadÚnico. A iniciativa começou em novembro de 2025 e foi ampliada gradualmente até alcançar todos os municípios do país.

