SEM ENERGIA - 22/06/2026 17:21

Saiba o que causou o apagão que deixou mais de 40 mil unidades sem energia no Extremo-Oeste

Ventos fortes provocaram interferência na rede elétrica e interrupção atingiu diversos municípios da região por cerca de 10 minutos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Quase 40 mil unidades consumidoras da Celesc ficaram sem energia elétrica por cerca de 10 minutos no início da tarde desta segunda-feira (22), afetando diversos municípios do Extremo-Oeste catarinense.

Além de São Miguel do Oeste, moradores relataram interrupção no fornecimento em cidades como Guaraciaba, Anchieta, Barra Bonita, Descanso, Paraíso, Bandeirante, São José do Cedro, Flor do Sertão, Iraceminha, entre outros municípios.

Segundo o gerente regional da Celesc em São Miguel do Oeste, Sandro Valmorbida, a principal causa da ocorrência foi a atuação dos ventos fortes registrados na região.

Conforme explicou, rajadas intensas provocaram interferências momentâneas na rede elétrica, possivelmente pelo contato de vegetação com os cabos de energia.

Valmorbida relatou que o sistema elétrico possui mecanismos automáticos de proteção que tentam restabelecer o fornecimento em situações momentâneas. No entanto, quando o religamento automático não ocorre após as tentativas previstas, as equipes precisam seguir um protocolo de segurança antes de restabelecer o serviço.

De acordo com ele, nesse procedimento é necessário percorrer todo o alimentador e realizar inspeção completa da linha para verificar se há galhos, árvores, objetos ou qualquer situação que possa representar risco.

A medida, segundo a Celesc, evita acidentes e garante que não haja pessoas ou estruturas comprometidas antes da religação do sistema.

Após a vistoria realizada pelas equipes, não foi identificado um ponto específico de falha permanente, indicando que o evento foi provocado por uma interferência temporária associada às condições climáticas.

A Celesc informou ainda que ao longo desta segunda-feira registrou diversas ocorrências relacionadas ao vento em toda a região, com destaque para municípios como Anchieta, Barra Bonita, Campo Erê e Palma Sola.

O fornecimento foi normalizado após a conclusão dos procedimentos operacionais e de segurança.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...