
Nesta quinta-feira (25), em entrevista exclusiva à Líder FM, o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) apresentou informações importantes sobre pautas ligadas à saúde. Entre os assuntos abordados estiveram a audiência pública realizada nesta semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sobre investimentos nos Consórcios Interfederativos de Saúde e a Sessão Solene Especial que será realizada em Maravilha para marcar os 70 anos do Hospital São José.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina estará em Maravilha neste sábado (27) para realizar uma Sessão Solene Especial em comemoração às sete décadas de atuação do Hospital São José em benefício da saúde regional. A cerimônia foi proposta pelo deputado Marcos Vieira, que destacou a importância de reconhecer as pessoas que fizeram e fazem parte dessa trajetória.
Segundo o parlamentar, o governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Estado da Saúde, Diogo de Marchi, também confirmaram presença tanto na sessão solene quanto no almoço beneficente.
Investimentos em saúde
A audiência pública sobre os Consórcios Interfederativos de Saúde foi realizada na terça-feira (23) no plenário da Alesc e presidida por Marcos Vieira. Entre os principais encaminhamentos do encontro, o secretário de Estado da Saúde, Diogo de Marchi, assumiu o compromisso de incluir R$ 50 milhões no Orçamento do Estado de 2027 destinados aos Consórcios Interfederativos de Saúde.
O deputado contextualizou que o valor representa uma ampliação dos investimentos estaduais na área, considerando os R$ 30 milhões destinados em 2025 e a previsão de R$ 40 milhões para 2026.
Outro tema destacado por Marcos Vieira foi a necessidade de promover alterações na legislação que trata dos Consórcios Interfederativos de Saúde em Santa Catarina. De acordo com o parlamentar, o secretário Diogo de Marchi aceitou realizar estudos para avaliar eventuais mudanças nas normas vigentes.
O compromisso foi firmado em concordância com os representantes dos 14 consórcios regionais de saúde.

