Projeto de Lei - 17/07/2026 21:04

Senado aprova projeto que criminaliza fotos e vídeos de vítimas de acidentes

Proposta prevê detenção de seis meses a dois anos e multa para quem registrar ou compartilhar imagens que atinjam a dignidade das vítimas; texto volta à Câmara. O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.242/2026, que torna crime registrar ou divulgar fotos e vídeos de pessoas mortas ou feridas em acidentes quando o conteúdo atingir a honra da vítima ou tiver finalidade comercial. A proposta também altera dispositivos do Código Civil e do Código Penal. O texto, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), foi aprovado em plenário na quarta-feira (15) e agora retorna à Câmara dos Deputados para nova análise, em razão das alterações promovidas pelos senadores. O que prevê o projeto? A proposta estabelece punição para quem produzir ou compartilhar imagens de vítimas de acidentes em situações que violem sua dignidade ou sejam utilizadas com objetivo comercial. O relatório aprovado, elaborado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), reduziu a pena prevista no texto original. A punição passa a ser de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. Na versão aprovada anteriormente pela Câmara, a pena era de reclusão de um a três anos. Proteção às famílias O projeto também fortalece a proteção jurídica à memória e à dignidade das vítimas. Com a mudança, familiares passam a ter previsão legal expressa para buscar responsabilização civil e criminal de quem produzir ou divulgar esse tipo de material de forma indevida. Jornalismo fica preservado O texto estabelece que a atividade jornalística exercida com finalidade informativa permanece resguardada. A proposta deixa claro que a cobertura profissional de acidentes e fatos de interesse público não será atingida pela nova regra, que busca coibir a divulgação sensacionalista e desrespeitosa de imagens de vítimas.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Quem fotografar, filmar ou divulgar imagens de vítimas e cadáveres poderá ser punido com detenção e multa após aprovação do PL 1.242/2026 pelo Senado. (Foto: Ton Molina, Agência Senado) O 

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.242/2026, que torna crime registrar ou divulgar fotos e vídeos de pessoas mortas ou feridas em acidentes quando o conteúdo atingir a honra da vítima ou tiver finalidade comercial. A proposta também altera dispositivos do Código Civil e do Código Penal.

O texto, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), foi aprovado em plenário na quarta-feira (15) e agora retorna à Câmara dos Deputados para nova análise, em razão das alterações promovidas pelos senadores.

O que prevê o projeto?

A proposta estabelece punição para quem produzir ou compartilhar imagens de vítimas de acidentes em situações que violem sua dignidade ou sejam utilizadas com objetivo comercial.

O relatório aprovado, elaborado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), reduziu a pena prevista no texto original. A punição passa a ser de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. Na versão aprovada anteriormente pela

Câmara, a pena era de reclusão de um a três anos.

Proteção às famílias

O projeto também fortalece a proteção jurídica à memória e à dignidade das vítimas. Com a mudança, familiares passam a ter previsão legal expressa para buscar responsabilização civil e criminal de quem produzir ou divulgar esse tipo de material de forma indevida.

Jornalismo fica preservado

O texto estabelece que a atividade jornalística exercida com finalidade informativa permanece resguardada. A proposta deixa claro que a cobertura profissional de acidentes e fatos de interesse público não será atingida pela nova regra, que busca coibir a divulgação sensacionalista e desrespeitosa de imagens de vítimas.

Fonte: WH3 com NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...