planejamento - 24/09/2026 07:47 (atualizado em 24/09/2026 08:03)

Maravilha conclui seminários do Plano Municipal de Turismo com grande participação da comunidade

Ao longo do processo, três encontros foram realizados
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação

O município de Maravilha está desenvolvendo a construção do Plano Municipal de Turismo. Para tanto, foram realizados três seminários, ocorridos nos dias 11 de agosto, 1º de setembro e o último nesta terça-feira (22). Os encontros contaram com a expressiva participação da população maravilhense, sendo uma média de aproximadamente 70 participantes por encontro. O processo reuniu representantes do poder público, clubes de serviço, entidades e organizações comunitárias, além de lideranças ligadas ao motociclismo, ciclismo, dança, corais e instituições religiosas, enriquecendo as discussões sobre os diferentes segmentos do turismo e suas oportunidades em Maravilha.

O encontro de encerramento contou com a presença do prefeito de Maravilha, Vinicius Ventura, e promoveu reflexões sobre o turismo como instrumento de desenvolvimento e qualidade de vida. Entre os pontos debatidos, destacou-se que uma cidade preparada para receber bem seus visitantes deve, antes de tudo, ser um excelente lugar para seus moradores viverem.

Foto: Divulgação

Com ampla participação da comunidade, o último encontro validou propostas, incorporou novas ideias e destacou o potencial turístico da Cidade das Crianças como oportunidade de desenvolvimento e investimento. Já no segundo encontro um dos destaques foi a apresentação de projetos desenvolvidos por alunos da Escola João XXIII, orientados pela professora Bruna Bauermann e inspirados no Educatur – Educação pelo Turismo. A iniciativa despertou a criatividade e o sentimento de pertencimento, incentivando os participantes a compartilhar novas ideias.

Foto: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder

Os seminários contaram com a consultoria do Sebrae, por meio dos consultores Douglas Rodrigues e Talia Furlan, e com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Associação Municipal de Turismo (Amatur), que também contribuíram para a organização dos encontros.

De acordo com a diretora de Turismo de Maravilha, Tania Zanella, a próxima etapa será conduzida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Sebrae, para a finalização e revisão do documento. A previsão é que o Plano seja lançado em versão impressa e disponibilizado no site do Município até o final deste semestre, permitindo que toda a população tenha acesso às propostas e participe de sua implementação.

Planejamento e ação

O Plano Municipal de Turismo reunirá diagnósticos, diretrizes, prioridades e projetos para orientar o setor nos próximos cinco anos, contribuindo para o planejamento, a captação de recursos, o fortalecimento de parcerias e a realização de investimentos.

O grande desafio, agora, será transformar o entusiasmo da comunidade em protagonismo e despertar nos empreendedores a percepção de que Maravilha possui um potencial turístico singular, capaz de gerar grandes oportunidades de investimento. É hora de acreditar nesse potencial e ousar investir em novos empreendimentos, infraestrutura e experiências que fortaleçam a identidade da Cidade das Crianças.

Ao mesmo tempo, será fundamental manter viva a mobilização iniciada nos seminários, fortalecendo a união entre poder público, iniciativa privada, entidades e cidadãos para transformar as propostas construídas coletivamente em ações concretas.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...