ELEIÇÕES 2026 - 04/10/2026 19:27

Luciano Zucco é eleito governador do Rio Grande do Sul no primeiro turno

Candidato do PL alcançou 57,86% dos votos válidos e não pode mais ser ultrapassado; Juliana Brizola ficou na segunda colocação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Deputado federal Luciano Zucco (PL) foi eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (4) (Foto: Campanha de Zucco, Divulgação)

O deputado federal Luciano Zucco (PL) foi eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (4), no primeiro turno das Eleições 2026.

Com 90,25% das urnas apuradas, Zucco alcançava 57,86% dos votos válidos e já não poderia mais ser ultrapassado pelos adversários, garantindo matematicamente a vitória sem necessidade de segundo turno.

Na segunda colocação aparecia Juliana Brizola (PDT), com 31,89%. Gabriel Souza (MDB) ocupava o terceiro lugar, com 8,41%.

Resultado para governador do RS

Com 90,25% das urnas apuradas, a disputa apresentava o seguinte resultado:

- Luciano Zucco (PL) – 57,86%
- Juliana Brizola (PDT) – 31,89%
- Gabriel Souza (MDB) – 8,41%
- Marcelo Maranata (PSDB) – 1,66%
- Priscila Voigt (UP) – 0,10%
- Rejane de Oliveira (PSTU) – 0,06%
- Cesar Pontes (PCO) – 0,04%

Os números ainda poderiam sofrer pequenas alterações até a conclusão da totalização dos votos pela Justiça Eleitoral, sem modificar a definição matemática da eleição.

Quem é Luciano Zucco

Luciano Lorenzini Zucco tem 52 anos, nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, e atualmente exerce mandato de deputado federal pelo PL.

Tenente-coronel da reserva do Exército, é formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Sua trajetória em cargos eletivos começou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, após ser eleito deputado estadual em 2018. Em 2022, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados e assumiu o mandato em 2023.

Nas Eleições 2026, deixou de disputar a reeleição para deputado federal para concorrer ao governo gaúcho.
Zucco encabeçou a coligação O Rio Grande Pode Mais, formada por Republicanos, Podemos, PL, DC, Novo e Federação União Progressista (União Brasil/PP).

Silvana Covatti será vice-governadora

Com a vitória da chapa, Silvana Covatti (PP) foi eleita vice-governadora do Rio Grande do Sul.

Ex-deputada estadual e ex-deputada federal, Silvana integrou a chapa liderada por Zucco durante a disputa pelo Palácio Piratini.

Juliana Brizola fica em segundo lugar

A advogada Juliana Brizola (PDT) ficou na segunda colocação. Com 90,25% das urnas contabilizadas, ela registrava 31,89% dos votos válidos.

Nascida em Porto Alegre, Juliana tem 51 anos e é neta do ex-governador Leonel Brizola. Filiada ao PDT desde os 18 anos, foi eleita vereadora de Porto Alegre em 2008 e posteriormente exerceu mandatos como deputada estadual.

Em 2026, disputou pela primeira vez o governo do Rio Grande do Sul.
Juliana integrou a coligação Com o Povo, formada por PDT, PSB, Avante, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL Rede (PSOL/Rede). O candidato a vice foi Edegar Pretto (PT).

Posse será em janeiro de 2027

Luciano Zucco e Silvana Covatti assumirão o comando do Executivo gaúcho em 6 de janeiro de 2027.

A data de posse dos governadores foi alterada pela Emenda Constitucional nº 111/2021. O mandato terá duração de quatro anos, até 2030.

Até a conclusão da totalização, o Tribunal Superior Eleitoral seguirá atualizando os números da votação no Rio Grande do Sul.

Fonte: WH3 com NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...