
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) terá cinco mulheres entre os 40 deputados estaduais que assumem a próxima legislatura, em 1º de fevereiro de 2027. Três delas chegarão ao cargo pela primeira vez. A nova composição foi confirmada após a totalização das Eleições 2026.
Foram eleitas Ana Campagnolo (PL), Luciane Carminatti (PT), Juliana Maciel (PL), Chica do Eskudlark (PL) e Anna Carolina (Republicanos). Com cinco parlamentares, as mulheres representarão 12,5% das 40 cadeiras da Alesc.
Na atual legislatura, a Assembleia conta com três deputadas: Ana Campagnolo, Luciane Carminatti e Paulinha, que nas Eleições 2026 conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados.
Ana Campagnolo lidera votação
Entre as cinco mulheres eleitas, Ana Campagnolo foi a mais votada, com 387.523 votos. Ela também liderou a votação geral para deputado estadual em Santa Catarina.
A segunda mulher mais votada foi Luciane Carminatti, com 124.590 votos.
As cinco deputadas eleitas receberam:
Ana Campagnolo (PL) — 387.523 votos;
Luciane Carminatti (PT) — 124.590 votos;
Juliana Maciel (PL) — 43.142 votos;
Chica do Eskudlark (PL) — 39.929 votos;
Anna Carolina (Republicanos) — 25.647 votos.
Três estreantes na Alesc
Ana Campagnolo e Luciane Carminatti continuarão na Assembleia após conquistarem a reeleição. Já Juliana Maciel, Chica do Eskudlark e Anna Carolina estarão entre os nomes que chegam à Alesc para o primeiro mandato.
No total, a próxima legislatura terá 35% de renovação. Dos 40 deputados estaduais eleitos, 26 foram reeleitos, 11 exercerão o primeiro mandato e três retornarão à Assembleia depois de já terem ocupado uma cadeira anteriormente.
A presença de cinco mulheres também representa um aumento em relação à atual composição, que tem três parlamentares do sexo feminino. Mesmo com o crescimento, elas ocuparão uma em cada oito cadeiras da Assembleia a partir de 2027.

