CLIMA - 06/10/2026 07:56

Oeste de SC entra em período de maior risco para temporais a partir desta quarta-feira

Meteorologista Piter Scheuer alerta para sequência de instabilidades até o fim de semana, com possibilidade de chuva forte, granizo, vendavais e até tornado isolado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / WH Comunicações

O Oeste de Santa Catarina deve entrar em um período de maior instabilidade a partir desta quarta-feira (7), com condições favoráveis à formação de temporais e tempestades mais frequentes. O cenário deve persistir durante a quinta-feira e ganhar força entre sexta-feira e o fim de semana.

A projeção é do meteorologista do Grupo WH Comunicações, Piter Scheuer, que alerta principalmente para o Oeste da Região Sul do Brasil, área onde as tempestades poderão ocorrer de maneira mais ativa e organizada nos próximos dias.

Nesta terça-feira (6), uma área de baixa pressão mantém muitas nuvens carregadas principalmente sobre o Paraná. Em Santa Catarina, a chuva se concentra no Planalto Norte, Médio e Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Já entre o Oeste e o Sul catarinense, a tendência é de períodos de tempo mais seco e variação de nebulosidade, embora possam ocorrer pancadas isoladas entre a tarde e a noite.

Temporais aumentam a partir de quarta-feira

Segundo Scheuer, a situação começa a mudar nesta quarta-feira. A formação de uma frente fria entre Uruguai e Argentina, associada ao aquecimento das temperaturas, aumenta o potencial para temporais no Oeste da Região Sul.

Na quinta-feira (8), a frente fria deve favorecer novas tempestades no Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Sudoeste e Oeste do Paraná, além de alguns pontos da Serra.

Para o meteorologista, os fenômenos tendem a ser mais organizados especialmente entre o Rio Grande do Sul e o Oeste catarinense.

Sexta-feira e fim de semana exigem atenção

O cenário de instabilidade deve continuar na sexta-feira, sábado e domingo. Scheuer explica que isso não significa chuva durante todo o período.

A previsão indica alternância entre temporais, períodos de melhoria e aberturas de sol, uma condição considerada típica da primavera.

“A partir dessa quarta, em direção à quinta, sexta e fim de semana, os temporais e as tempestades começam a se tornar mais ativos e mais organizados”, alertou.

Chuva pode superar 100 a 150 milímetros

Outro ponto de atenção é o volume de precipitação. Conforme a projeção apresentada pelo meteorologista, os acumulados podem ultrapassar a faixa de 100 a 150 milímetros até domingo em algumas áreas do Sul do Brasil.

Scheuer ressalta que, diante das condições do solo, pancadas mais intensas podem provocar consequências como deslizamentos de terra, quedas de barreiras e alagamentos ou enchentes, exigindo acompanhamento diário das condições meteorológicas.

O meteorologista também aponta possibilidade de granizo, vendavais e até ocorrência isolada de tornado, especialmente no Oeste da Região Sul. A previsão, porém, indica potencial para esses fenômenos e não significa que eles necessariamente ocorrerão em determinada cidade.

A tendência apresentada por Scheuer indica ainda que a próxima semana poderá continuar com volumes elevados de chuva, mantendo a necessidade de monitoramento das condições do tempo.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...