São Miguel do Oeste - 06/10/2026 16:42 (atualizado em 06/10/2026 16:44)

SMOeste apresenta Plano Municipal de Turismo e inicia nova etapa para desenvolver o setor

Documento entregue nesta terça-feira (6) estabelece diretrizes e ações para ampliar a atividade turística, fortalecer empreendedores e estimular a geração de negócios no município
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação

A Administração de São Miguel do Oeste realizou na tarde desta terça-feira (6) a entrega pública do Plano Municipal de Turismo, documento que estabelece diretrizes para o desenvolvimento do setor e orientará projetos e investimentos no município.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e reuniu autoridades, lideranças empresariais, empreendedores e representantes da comunidade.

Foto: Divulgação

A elaboração do plano envolveu pesquisas de campo, visitas técnicas, levantamento e mapeamento de dados, além da participação de representantes de setores ligados à economia local. O objetivo foi identificar potencialidades, desafios e oportunidades para estruturar o turismo como uma atividade capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico do município.

Plano identifica potencialidades e oportunidades

Durante o evento, a diretora de Turismo e Fomento ao Emprego, Marina dos Santos Pitol Zaniratti, apresentou as principais potencialidades turísticas identificadas no município, além das vocações econômicas e oportunidades que poderão ser exploradas para atrair visitantes e novos negócios.

Na sequência, os consultores técnicos Douglas Rodrigues e Talia Furlan detalharam o diagnóstico e os eixos estratégicos estabelecidos pelo Plano Municipal de Turismo.

Entre os pontos trabalhados estão a qualificação da oferta turística, o fortalecimento dos empreendedores e empresas ligados ao setor e a criação de experiências que estimulem os visitantes a permanecer por mais tempo no município, ampliando os reflexos sobre o comércio, a gastronomia e os serviços.

Parceria entre município, Sebrae e setor empresarial

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Irton Lamb, e o gerente regional do Sebrae, Udo Trennepohl, destacaram durante a solenidade a importância da atuação conjunta entre o poder público, entidades e iniciativa privada para transformar as propostas previstas no documento em ações.

A parceria também busca criar condições para o fortalecimento dos pequenos negócios ligados direta ou indiretamente ao turismo.

O prefeito Edenilson Zanardi afirmou que o documento deverá servir como referência para as próximas decisões e investimentos do município no setor.

“A partir de agora, temos um norte bem definido. O plano guia decisões, projetos e investimentos necessários para posicionar São Miguel do Oeste como referência em turismo regional, gerando empregos e valorizando quem empreende aqui”, afirmou.

Próxima etapa será implementar as ações

Ao final da solenidade, o Plano Municipal de Turismo foi entregue oficialmente ao prefeito Edenilson Zanardi e ao gerente regional do Sebrae, Udo Trennepohl. Autoridades, representantes da CDL e ACISMO, integrantes da equipe técnica e empreendedores também participaram do ato.

Com a conclusão do documento, São Miguel do Oeste entra agora na fase de implementação das diretrizes e ações previstas no planejamento, com foco na estruturação da atividade turística e na ampliação de seus impactos sobre a economia local.

Fonte: Wh3 com Ascom da Prefeitura de SMOeste
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...