RESGATE - 12/10/2026 08:36

Bebê de 1 ano e 9 meses sofre parada cardiorrespiratória após se afogar em açude e é salvo por bombeiros em SC

Família iniciou manobras de reanimação com orientações da central de emergências; criança foi estabilizada e transportada de helicóptero para hospital em Florianópolis
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Corpo de Bombeiros

Um bebê de apenas 1 ano e 9 meses foi salvo após sofrer um afogamento seguido de parada cardiorrespiratória em um açude, neste domingo (11), no município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.

A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e exigiu atendimento de emergência para reverter o quadro da criança.

Segundo as informações divulgadas, familiares perceberam a gravidade da situação e acionaram a central de emergências. Enquanto aguardavam a chegada do socorro, iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar, seguindo as orientações repassadas pelos atendentes.

Bombeiros conseguiram estabilizar a criança

Após a chegada das equipes de resgate, os bombeiros deram continuidade ao atendimento e conseguiram estabilizar o quadro clínico do bebê.

Devido à gravidade da ocorrência, foi necessário mobilizar o helicóptero Águia para realizar o transporte aeromédico.

A criança foi encaminhada ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, onde recebeu atendimento especializado.

Até a divulgação das informações, não haviam sido apresentados novos detalhes sobre a evolução do estado de saúde do bebê após a chegada ao hospital.

Afogamentos exigem atenção redobrada com crianças

O caso reforça a importância da vigilância constante de crianças pequenas em locais próximos à água, como açudes, piscinas, rios, tanques e reservatórios.

Especialistas alertam que acidentes podem ocorrer rapidamente, inclusive em ambientes familiares e com pequenas quantidades de água.

Entre as principais medidas de prevenção estão a instalação de cercas e barreiras de proteção, a restrição de acesso a locais com água e a supervisão permanente de crianças por um adulto responsável.

Em situações de afogamento, a recomendação é acionar imediatamente o socorro pelo telefone 193 ou 192 e seguir as orientações da central de emergências.

Mesmo quando a criança volta a respirar e apresenta sinais de recuperação, é fundamental buscar avaliação médica, devido ao risco de complicações respiratórias após o acidente.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...