PREVISÃO DO TEMPO - 14/10/2026 10:39

Inmet emite alerta de temporais para toda Santa Catarina com risco de granizo e ventos de até 60 km/h

Aviso amarelo é válido até quinta-feira (15) e prevê chuva intensa, descargas elétricas e possibilidade de transtornos em todas as regiões do Estado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (14), um alerta amarelo para tempestades e chuvas intensas em todo o território de Santa Catarina. O aviso, classificado como de perigo potencial, permanece válido até as 23h59 de quinta-feira (15).

A previsão indica a possibilidade de temporais isolados, acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento de até 60 km/h e eventual queda de granizo.

O alerta abrange todas as regiões catarinenses, incluindo o Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Serra, Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul do Estado.

Chuva pode chegar a 50 milímetros por dia

Segundo o Inmet, os temporais podem provocar volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem alcançar 50 milímetros ao longo do dia.

Embora o alerta seja de nível amarelo, considerado de perigo potencial, as condições meteorológicas podem provocar transtornos pontuais, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Entre os principais riscos estão quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos em áreas urbanas e danos em plantações.

A combinação de chuva intensa, vento e descargas elétricas exige atenção, principalmente durante a formação de tempestades.

Extremo-Oeste também está na área de risco

Os municípios do Extremo-Oeste catarinense, incluindo São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Maravilha, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e municípios vizinhos, estão incluídos na área abrangida pelo aviso meteorológico.

A previsão indica condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, que podem apresentar intensidade variável de uma localidade para outra.

O alerta não significa que todos os municípios serão atingidos por tempestades, mas indica a possibilidade de fenômenos meteorológicos adversos durante o período de validade.

Defesa Civil orienta população a adotar cuidados

Diante do risco de temporais, a Defesa Civil recomenda algumas medidas preventivas:

Durante rajadas de vento: evitar abrigo debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda ou estruturas que possam cair.

Em caso de descargas elétricas: evitar áreas abertas e, quando possível e seguro, desconectar aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Em situações de alagamento: não tentar atravessar ruas ou estradas inundadas, seja a pé ou de veículo.

Durante tempestades: procurar abrigo em locais seguros e acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais.

Em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

O aviso do Inmet permanece válido até as 23h59 desta quinta-feira (15), podendo ser atualizado conforme a evolução das condições meteorológicas.

Fonte: WH3 com ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...