ELEIÇÕES 2026 - 16/10/2026 22:35

Justiça Eleitoral prepara cerca de 19 mil urnas para o segundo turno em Santa Catarina

Procedimentos seguem até 21 de outubro e incluem testes de funcionamento e lacração dos equipamentos; mais de 5,7 milhões de catarinenses estão aptos a votar
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Urnas eletrônicas de SC começam a ser preparadas para o segundo turno das Eleições 2026 Foto: Divulgação/TSE/

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina iniciou na segunda-feira (12) os trabalhos de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2026, marcado para o próximo dia 25 de outubro.

Os procedimentos seguem até 21 de outubro e envolvem aproximadamente 19 mil urnas eletrônicas, incluindo os equipamentos destinados às seções eleitorais e as unidades de contingência, utilizadas em caso de necessidade de substituição.

Nesta etapa, são gerados e inseridos nas urnas os dados oficiais dos candidatos que permanecem na disputa. Também são realizados testes de funcionamento e a lacração dos equipamentos, para garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral.

Cerimônias são abertas ao público

A preparação das urnas ocorre em cerimônias públicas, tanto na Capital quanto nos municípios do interior de Santa Catarina.

Os procedimentos são supervisionados pelos juízes eleitorais responsáveis e podem ser acompanhados por representantes de partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidades fiscalizadoras, profissionais da imprensa e demais interessados.

A participação desses representantes permite acompanhar as etapas de preparação e verificar o cumprimento dos protocolos estabelecidos pela Justiça Eleitoral.

Santa Catarina terá votação apenas para presidente

No segundo turno das Eleições 2026, os eleitores catarinenses voltarão às urnas para escolher exclusivamente o presidente e o vice-presidente da República.

Conforme os dados da Justiça Eleitoral, Santa Catarina possui 5.734.687 eleitores aptos a votar neste pleito.

A votação será realizada no domingo, dia 25 de outubro, nas mesmas seções eleitorais utilizadas no primeiro turno, salvo eventuais alterações comunicadas pela Justiça Eleitoral.

A orientação é para que os eleitores consultem antecipadamente o local de votação e acompanhem os comunicados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Fonte: WH3 com ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...