FINADOS - 02/11/2026 10:24

Grande público visita cemitérios de São Miguel do Oeste no Dia de Finados

Celebrações religiosas, homenagens e visitas às sepulturas movimentaram os cemitérios São Miguel e Almas e Santa Rita nesta segunda-feira (2).
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Os cemitérios municipais de São Miguel do Oeste registraram grande movimentação nesta segunda-feira (2), Dia de Finados. Familiares e amigos visitaram os túmulos, prestaram homenagens e participaram de momentos de oração em memória de pessoas falecidas.

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

A expectativa da administração municipal era receber mais de 8 mil visitantes durante o período, considerando os cemitérios São Miguel e Almas e Santa Rita. Somente no principal cemitério do município, a estimativa era de mais de 5 mil pessoas.

Em entrevista ao programa Atualidades, da 103 FM, a gestora do Cemitério São Miguel e Almas, Ivanete Povala, informou que a movimentação começou ainda na semana anterior, com familiares realizando a limpeza e a organização das sepulturas. O fluxo mais intenso era esperado para esta segunda-feira.

Celebrações religiosas

A missa de Finados foi realizada às 8h30, na Igreja Matriz. Devido à previsão do tempo, a celebração não ocorreu no cemitério. Após a missa, ministros se deslocaram até o Cemitério São Miguel e Almas para realizar uma bênção, acompanhada por um grande número de pessoas.

Horários e orientações

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Desde quarta-feira (28), os cemitérios municipais funcionam em horário estendido, das 7h30 às 19h30. O portão lateral do Cemitério São Miguel e Almas também permaneceu aberto para facilitar o acesso dos visitantes.

A administração reforçou as orientações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A recomendação é não utilizar vasos que acumulem água, optar por recipientes furados e retirar os plásticos que envolvem os arranjos de flores.

Após o Dia de Finados, será realizado um mutirão de prevenção à dengue. Vasos considerados irregulares serão retirados e descartados, sem armazenamento para retirada posterior pelas famílias.

Também não é permitida a queima de velas nos corredores, nas gavetas ou sobre as sepulturas. Para esse tipo de homenagem, os dois cemitérios contam com cruzes destinadas à colocação de velas.

A comercialização de flores em frente ao Cemitério São Miguel e Almas também movimentou o local, com vendedores atendendo ao público ao longo desta segunda-feira.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...