Combate - 26/03/2020 10:34 (atualizado em 26/03/2020 10:39)

Agentes de segurança apostam em novas armas contra o coronavírus

PM, Bombeiros e Guarda Municipal transformam dia a dia de ações repressivas em rotina de orientação durante pandemia
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Diorgenes Pandini
Ao invés de revólveres, as forças de segurança precisam se acostumar com novas armas para combater a ameaça mais urgente do momento. Para enfrentar o novo coronavírus, Polícia Militar, Bombeiros, Guardas Municipais e outras entidades lutam contra o “criminoso” com utensílios e abordagens diferente. Ao invés da algema, a máscara de segurança. Ao invés da perseguição, a orientação para que todos fiquem em casa.  

Em Santa Catarina, o dia a dia de quem trabalha com a segurança precisou ser realinhado após o decreto de emergência do Governo do Estado: novas condutas, novos protocolos de segurança, possibilidade de trabalho em casa para quem precisa ser protegido e inserção de máscaras e luvas. Para entidades como o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, este é o momento de valorizar a interferência educativa na vida das pessoas.  

De acordo com o comandante dos Bombeiros em SC, Coronel Charles Vieira, o trabalho educativo já faz parte da rotina da corporação. Mas, agora, deve ser ainda mais respeitado pelos catarinenses e servir de exemplo para outras situações. Ao elogiar a população de Santa Catarina, que tem respeitado o decreto, ele também comentou que o combate da epidemia deve entrar no histórico da entidade.  

- Tenho 30 anos na corporação, já passei por enchentes, furacão, situações bem diferentes. Esse é um evento diferente. Não vemos o perigo, por isso vamos aprender muito e saberemos ainda mais como agir lá na frente – disse sobre as consequências dessa rotina de orientação para o trabalho dos bombeiros de SC.  

Quem também enxerga esse combate da pandemia com os olhos no futuro é comandante da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Ivan Couto. Para ele, os guardas municipais poderão ser mais lembrados pela população através do seu caráter educativo e podem deixar de serem lembrados apenas como “fiscalizadores do trânsito”. E para que o diálogo ficasse sempre em primeiro plano neste período de enfrentamento da covid-19, até uma cartilha para os guardas foi divulgada pelo comandante. “Reforçar o diálogo” está entre as recomendações, além da orientação para a segurança de quem está trabalhando nas ruas.  

"Nunca mais seremos os mesmos”, diz comandante da PM em Santa Catarina 
A certeza de que os policiais e os catarinenses nunca mais serão os mesmos é presente na fala do comandante geral da Polícia Militar em Santa Catarina, Carlos Alberto Gomes Júnior. Policial há 35 anos, ele comenta que este é o momento de a polícia reforçar o papel de mediação de conflitos, atuando com foco na educação e orientação.  

Como exemplo das ações que buscam frear o novo coronavírus, o comandante recorre aos dados para mostrar que há mais iniciativas de orientação do que de repressão por parte da PM. Até o dia 24 deste mês, foram 7.800 ocorrências para fechar estabelecimentos, 946 ocorrências gerais, 72 interdições, 768 notificações, 106 termos circunstanciados e apenas 7 prisões. De acordo com a polícia, as prisões são geralmente necessárias quando a abordagem de orientação recomendando o isolamento não basta e há desacato ou outro tipo de resistência.  

-  Nesta crise estamos reforçando esta estratégia, de orientação, educação e mediação de conflito. Somos parceiros da comunidade e neste momento esta relação fica ainda mais clara – analisa o comandante, Carlos Alberto Júnior.  
Fonte: Hora de Santa Catarina
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...