Agricultura - 28/04/2020 11:01

Produtores relatam prejuízos por causa da estiagem no Oeste de SC

Perdas do feijão chegaram a 60% em alguns municípios
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Estiagem em SC é uma das piores dos últimos anos e prejudica lavouras. — Foto: Reprodução/NSC TV
A estiagem que atinge Santa Catarina desde junho de 2019 tem prejudicado as lavouras do estado. No Oeste, o feijão e o milho são as culturas mais afetadas. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão do estado (Epagri) estima queda na produção de grãos em relação à safra catarinense passada.

O produtor rural Ivo Taffarel tem tocado a lavoura como dá nos últimos tempos. A falta de chuvas tem provocado perdas na plantação. "Esta safra agora ainda não foi colhida. Mas também vai dar uma quebra significativa. Escapou da primeira [seca], mas não escapou da segunda", disse.

De acordo com um levantamento divulgado pela Epagri, o feijão foi uma das culturas mais afetadas pela falta de chuva, provocando perdas de 60% em alguns municípios do Oeste, entre eles Chapecó e Xanxerê.
"Este ano a tendência é não voltar a plantar feijão. É um custo alto de produção e chega na hora ali, vai diluir custo, não sobra", afirmou Taffarel.

Em relação ao milho, a estimativa é de perda de 10% na produção, com expectativa de colheita de 2,59 milhões de toneladas. Já a cultura da soja têm cenário indefinido: a segunda safra, a deste ano, tem sido prejudicada, mas a anterior, plantada entre setembro e outubro, não foi tão afetada, analisa a Epagri. Até o momento, a perda é de de 1% na produção em comparação à safra passada. Com isso, Santa Catarina deve ter uma produção de 2,3 milhões de toneladas do grão.

Para a Epagri, a estiagem só agrava o momento econômico vivido no estado. "O agricultor, nosso produtor, é um guerreiro. É uma pessoa prudente, trabalhadora. Tem silagem, tem outras alternativas, mas não é suficiente. A pastagem é fundamental. Se faltou água, falta pasto. Faltando pasto, falta alimento. Faltou alimento, falta leite", declarou o engenheiro agrônomo Ivan Baldissera.
Fonte: G1
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...