CORONAVIRUS - 06/05/2020 18:36

Municípios de SC informam ter 9% a mais de casos de covid-19 do que o Estado

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Apenas em Florianópolis, prefeitura divulga 55 casos confirmados a mais do que o Estado(Foto: Tiago Ghizoni)
Os municípios de Santa Catarina informam ter em média 9% a mais de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) do que o divulgado pelo governo do Estado. O levantamento foi feito pela NSC Comunicação e G1 SC com 144 prefeituras das 152 cidades que já apresentam pelo menos um paciente diagnosticado com covid-19, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde. 
Das cidades avaliadas, 48 divulgam mais casos que o boletim estadual, 70 apresentam o mesmo número e 26 afirmam ter menos casos (situação de pacientes que residem em outras cidades).
As demais prefeituras não divulgam boletins próprios ou não responderam aos pedidos da reportagem. A diferença de 9% corresponde a 250 pacientes a mais diagnosticados pelas secretarias municipais de Saúde. Enquanto as 144 cidades consultadas até a noite desta terça, 5, afirmam ter, juntas, 3.013 casos, o Estado divulgou para esses mesmos municípios 2.763 no boletim de terça. 

A Secretaria de Estado da Saúde tem ainda outros 10 casos referentes às cidades não avaliadas pela reportagem e 22 de pessoas que não moram em Santa Catarina.

Cidades com o dobro de diagnosticados
Se calcular a disparidade apenas entre as 48 cidades que informam mais casos do que o Estado, essa diferença sobe de 9% para 16,1%. Em alguns municípios, a diferença chega a ser o dobro, como em Guaramirim, no Norte do Estado. A prefeitura informou ter 14 casos, enquanto o Estado indica apenas 6. Ouro, Águas Mornas, Rodeio e Palma Sola informam ter 2 casos cada uma, mas no relatório estadual aparecem apenas com 1.

É em Concórdia – principal cidade da microrregião que apresentou crescimento expressivo de casos na última semana e se destaca no país – que em números totais a diferença se evidencia. A prefeitura divulgou nesta terça 160 casos confirmados da doença, mas para o Estado ainda eram 104 – diferença de 53,8%. A cidade é rodeada por Irani, Ipumirim, Presidente Castello Branco e Lindóia do Sul, todas que apresentam mais casos do que o informado pelo Estado.

Lindóia do Sul, inclusive, tem o maior número de pacientes para cada 10 mil moradores em Santa Catarina e está entre os 10 maiores índices do país.

Logo atrás de Concórdia, está Florianópolis, com 424 pacientes diagnosticados, 55 a mais do que o informado pelo Estado. Em seguida vêm Braço do Norte (26 casos a mais), Tubarão (19) e Gravatal (12).

Pelo menos 6 municípios informam incorporar nos resultados exames feitos por laboratórios privados que não tiveram confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen). Outras cidades informam também considerar resultados de testes rápidos. 

Os 144 municípios avaliados têm ainda 771 casos suspeitos ou em investigação, que aguardam resultados de exames. Conforme o boletim desta terça, o Estado tinha apenas 80.
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Diario Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...