Desde janeiro até esta segunda-feira (22), o Procon de São Miguel do Oeste
atendeu quase mil reclamações e atendimentos. Destes mais de 660 reclamações viraram procedimentos. Analu Mezzomo Valandro, diretora do órgão
no município, explica que o Procon é um órgão público de defesa do consumidor
que, entre outras funções, recebe reclamações para mediar conflitos entre
consumidores, empresas e prestadores de serviços de forma extrajudicial.
Segundo Analu, o Procon de São Miguel do Oeste tem competência para atender
demandas de clientes ou empresas do município. No entanto, como há poucas
unidades do órgão em outros municípios, os atendentes também recebem e orientam
demandas de outras localidades.
Historicamente, o Procon do município atende mais de 10 mil denúncias
anualmente. Analu estima que em 2024 esses números aumentarão, destacando que
esses números são apenas de denúncias, excluindo outros atendimentos que não
são contabilizados.
Ela ressalta que, embora o órgão estadual tenha criado um disk denúncia, São
Miguel do Oeste já possui há anos um canal de atendimento próprio para receber
denúncias e realizar atendimentos, disponível pelo telefone (49) 3631-2093.