Agro - 31/07/2020 07:48

Inscrições para o CNA Jovem terminam hoje (31)

Programa gratuito do Senar visa desenvolver novas lideranças no agronegócio. Jovem de Guaraciaba participou da última edição
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) encerra nesta sexta (31/7) as inscrições para a quarta edição do CNA Jovem, programa gratuito de desenvolvimento de novas lideranças para o agro. O objetivo é preparar novos líderes para enfrentar desafios e inovar na agropecuária brasileira em cinco áreas: institucional, sindical, político-partidária, empresarial e educacional.

Para se inscrever os participantes devem ter entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior completa e possuir algum vínculo com o setor agropecuário, como ser filho de produtor rural, atuar no meio rural ou possuir formação na área de Ciências Agrárias.
Quatro catarinenses participaram da última edição: Carine Babick (Itapiranga), Bruno Zanete Nesi (São Joaquim), Fernando Schneider (Guaraciaba) e Lucas Verona (Água Doce).
No ano passado, quatro jovens de Santa Catarina participaram da etapa nacional da terceira edição do programa, com destaque para a engenheira agrônoma Carine Babick, de Itapiranga, que foi a grande vencedora e trouxe o prêmio pela primeira vez ao Estado. Depois de quatro meses de atividades intensas, quatro encontros presenciais e o debate com 61 candidatos de 21 Estados, Carine foi três vezes campeã: como líder de grupo, melhor projeto em equipe e individual. Como prêmio, ela e os outros dois ganhadores do programa viajaram com tudo pago ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para conhecer startups e empresas globais de tecnologia.

 “Foi uma emoção muito grande ser a primeira catarinense a vencer o programa, me relacionar com pessoas do Brasil inteiro e conhecer os Estados Unidos. O programa é uma grande formação pessoal, que desenvolve nosso espírito de liderança e nos faz atuar e nos perceber líderes locais, regionais e até nacionais”, conta Carine, que tem 27 anos e, além de agrônoma, é produtora de leite e de suínos e atua como diretora de Turismo de Itapiranga. 

“O programa também fez com que eu me percebesse empreendedora, aumentou o autoconhecimento, rede de contatos, comunicação e a atuação. Quem puder, não deve perder essa grande oportunidade”, sublinha.

Além de Carine, outros três jovens representaram o Sistema FAESC/SENAR e os Sindicatos Rurais de Santa Catarina na etapa nacional: Bruno Zanete Nesi (São Joaquim), Fernando Schneider (Guaraciaba) e Lucas Verona (Água Doce).

NOVOS LÍDERES

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Francine Iagher, os quatro catarinenses foram selecionados na etapa estadual do CNA Jovem em 2018, que contou com a participação de 21 inscritos de todas as regiões do Estado. Segundo ela, o programa é uma iniciativa estratégica que fomenta a liderança empreendedora e desafia a juventude a alcançar maior protagonismo no setor.

“Ao longo de etapas, que serão virtuais e presenciais, serão discutidos diversos conteúdos necessários para o desenvolvimento do líder, realizadas inúmeras atividades, palestras, oficinas, debates, webinars e experiências vivenciais com a finalidade de que cada jovem possa refletir e trabalhar as competências de liderança que necessita desenvolver”, explica Francine.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que o programa desperta os jovens para a liderança e os prepara para exercê-la dentro do agronegócio. 

“O CNA Jovem antecipa a formação de líderes potenciais da agropecuária, ajudando-os a projetar o percurso em sintonia com seu propósito de vida, com os grandes desafios do nosso setor e com um conjunto de ferramentas indispensáveis ao ofício de líder no mundo contemporâneo. Pessoas assim saberão, facilmente, identificar as habilidades que ainda precisam desenvolver e buscar o melhor caminho para isso. O resultado são lideranças preparadas e fortes atuando no setor”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o programa contribui para impulsionar a carreira de jovens com potencial para liderar a transformação do Brasil. “O resultado da implementação das iniciativas e do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens será a melhoria do setor como um todo. Teremos mais lideranças atuando no fomento do agro brasileiro”, ressalta.

Para se inscrever e obter mais informações, acesse o edital em: cnajovem.org.br.
Fonte: MB Comunicação
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...