C3
Em junho, a Peugeot Citroën anunciou que produziu a primeira unidade da plataforma CMP na fábrica de Porto Real (RJ). Essa base é mais moderna do que PF1, usada no Citroën C3 e no Peugeot 2008, e já equipa o novo Peugeot 208, que chega importado da Argentina agora em setembro.
Na fábrica brasileira, o primeiro modelo a receber essa plataforma é a próxima geração do C3, que possui código CC21. A produção, segundo o IHS Markit, começa ainda no primeiro semestre.
O novo C3 não será igual ao modelo vendido na Europa. Mais simples, ele será posicionado abaixo do Peugeot 208.
LX
Nesse caso, não se trata apenas do lançamento de um carro, mas de uma marca. A Exeed é a divisão de luxo da Chery na China. Aqui no Brasil, os modelos vão compartilhar a fábrica – e provavelmente o showroom com a Caoa Chery.O primeiro modelo a ser produzido no país, ainda no começo de 2021, é o LX, uma versão mais refinada do Tiggo 7.
VX
Exeed VX — Foto: Divulgação
O segundo modelo da marca a ser produzido na unidade de Anápolis (GO) é o VX, um SUV de quase 5 metros de comprimento que lembra o BMW X7 e pode levar até sete passageiros. Ele não é baseado em nenhum carro da Caoa Chery vendido no Brasil atualmente, e tem tudo para ser o veículo de origem chinesa mais caro do nosso mercado.
Fiat Argo SUV
O projeto 363 é o primeiro SUV que a Fiat vai fabricar no Brasil. Ele é baseado no Argo, e sairá das linhas de produção de Betim (MG) a partir do segundo semestre do ano que vem. Considerando que até lá a Fiat já vai ter lançado os novos motores 1.0 e 1.3 turbo, é de se esperar que o produto inédito traga ao menos uma dessas opções.Em fevereiro, quando falou do modelo, o presidente da FCA na América Latina, Antonio Filosa disse que ele seria “democrático” e “acessível”.
Jeep Grand Compass
A Jeep, outra empresa do grupo, também irá produzir um SUV inédito, só que em Goiana (PE). Conhecido como projeto 598, o modelo é uma derivação do Compass, mas com capacidade para 7 passageiros. Filosa também comentou sobre esse modelo. Na ocasião, o executivo disse que ele seria mais voltado para o segmento de luxo.
Creta
SU2 é o código do projeto da reestilização profunda que o Creta (ou ix25 em alguns mercados) recebeu no exterior. A IHS identifica a renovação do SUV nacional exatamente com esse codinome. A consultoria afirma que a produção começa ainda no primeiro semestre de 2021 em Piracicaba (SP).
O visual ainda não está definido, mas esse código identifica o modelo lançado na China e na Índia, e que o G1 conheceu no Salão de Xangai do ano passado. Caso isso se confirme, o Creta deve adotar linhas tão polêmicas quanto as do HB20, principalmente na traseira, com lanternas divididas em 3 peças.
Honda/Fit
A tão esperada renovação do Honda Fit vai ficar para o ano que vem. A quarta geração, conhecida pela sigla 2FJ, terá sua produção iniciada em Itirapina (SP) no segundo trimestre de 2021. O G1 já conheceu o modelo no Salão de Tóquio.
City
Traseira do novo Honda City — Foto: Divulgação
Assim como o Fit, o City também terá uma nova geração sendo produzida no Brasil a partir do ano que vem. Só que a fabricação do sedã vai começar meses depois do monovolume, no terceiro trimestre de 2021. Existe a especulação de que o City hatch também será oferecido por aqui. Porém, o código 2TG divulgado pela IHS é específico para o sedã.
Mercedes-Benz/GLA
A nova geração do Mercedes-Benz GLA deve começar a sair da fábrica de Iracemápolis (SP) no segundo trimestre do ano que vem. O modelo inclusive foi flagrado rodando em testes no Brasil um mês após o lançamento na Europa.Na época, antes da pandemia, a expectativa era que o SUV começasse a ser produzido no Brasil ainda em 2020. Por enquanto, o GLA teve duas motorizações confirmadas: 1.3 de 4 cilindros, com 163 cavalos e 25,5 kgfm e 2.0 de 4 cilindros e 306 cv com 40,8 kgfm de torque.
Classe C
A nova geração do Classe C sequer foi lançada, mas sua produção nacional já está prevista, segundo o IHS Markit. A montagem, também em Iracemápolis, deve ter início no último trimestre de 2021, com o lançamento possivelmente acontecendo na virada do ano.
Mitsubishi/ Outlander
Aqui, há poucas informações. Primeiro porque o Outlander ainda não ganhou uma nova geração no exterior. Segundo porque a Mitsubishi não possui operação oficial no Brasil, mas é representada por uma outra empresa, a HPE, responsável também pela Suzuki. A HPE costuma ser bastante rápida em trazer os lançamentos da Mit, não apenas por importação, mas também com montagem em Catalão (GO). Tanto que a linha inteira da empresa está atualizada no país. O Outlander é o mais antigo dos remanescentes. Por isso, a previsão de início da produção de um novo modelo no segundo semestre faz sentido.
Suzuki/Jimny Sierra
A produção nacional do Jimny Sierra foi prometida ainda no lançamento, no Salão do Automóvel de 2018. Dois anos depois, porém, o plano ainda não entrou em ação. E o começo da montagem do valente jipinho em Catalão (GO) deve ficar para o segundo trimestre do ano que vem.
Corolla Cross
Toyota Corolla Cross — Foto: Divulgação/Toyota
O Corolla Cross talvez seja o modelo mais surpreendente da lista. Não por sua confirmação, já que a Toyota já havia dito que teria um SUV nacional. A surpresa é pela proximidade do início da produção, previsto, segundo o IHS Markit, para o primeiro trimestre de 2021.
Além do nome, o SUV deve utilizar também as motorizações do sedã, um 2.0 aspirado de 177 cv e um conjunto híbrido flex, composto por um 1.8, além de um motor elétrico. Somados, entregam 122 cv. O Corolla Cross foi revelado no início de julho, e chegará para colocar a Toyota na disputa principalmente com o Jeep Compass.
Tarek
Conhecido como projeto Tharu, o SUV médio da Volkswagen sairá da fábrica de General Pacheco, na Argentina, a partir do segundo trimestre do ano que vem. Seu lançamento, antes previsto para 2020, acabou sendo adiado.