Decisão - 17/02/2021 08:02

Operação Alcatraz: Juíza aceita denúncia, e torna Julio Garcia réu

A defesa do parlamentar alegou, entre outros pontos, a incompetência da Justiça Federal para julgar o caso e também a necessidade de foro privilegiado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Julio Garcia, deputado estadual (Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL)
A juíza Janaína Cassol Machado aceitou uma das duas denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado estadual Julio Garcia (PSD), dentro da operação Alcatraz. Com isso, ele foi tornado réu pelo crime de lavagem de dinheiro. O parlamentar está afastado da função por decisão da mesma magistrada por conta de duas fases da operação, além disso cumpre medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica.

Outras cinco pessoas também tiveram a denúncia contra elas aceita pela juíza federal. No caso do deputado, ele responderá 12 vezes pelo crime de lavagem de dinheiro. Antes da decisão, a magistrada abriu prazo de 15 dias para que os denunciados pudessem se manifestar sobre o documento do MPF.

A defesa do parlamentar alegou, entre outros pontos, a inépcia da denúncia, a incompetência da Justiça Federal para julgar o caso e também a necessidade de foro privilegiado para Julio Garcia por conta do cargo ocupado por ele na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Janaína Cassol Machado, porém, rejeitou os argumentos apontados pelo advogado Cesar Abreu. O defensor do parlamentar pretende ingressar com um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) contra as medidas cautelares impostas em primeira instância.

Ao mesmo tempo, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Reclamação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que discute se os deputados podem revogar o afastamento de Julio Garcia. Em votação, no final de janeiro, eles decidiram por suspender a decisão da juíza.

A segunda denúncia apresentada pelo MPF contra o deputado ainda não foi analisada pela Justiça.

Fonte: Ânderson Silva/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...