PANDEMIA - 25/05/2021 08:34

Trabalhadores do transporte e presos estão nos próximos grupos vacinados contra Covid em SC; veja ordem

Estado começará a vacinar professores, moradores de rua e detentos esta semana; outros públicos preferenciais ainda aguardam datas para imunização
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A vacinação contra Covid-19 chegará a mais quatro grupos prioritários a partir desta semana em Santa Catarina: professores da educação especial, moradores de rua, presos e funcionários do sistema prisional. Essas categorias devem começar a ser imunizadas na quarta-feira (26) em algumas cidades do Estado.

Com o anúncio feito pelo governo estadual, chegam a 19 os públicos que integram os grupos prioritários e que já começaram a ser vacinados contra o coronavírus em SC. No entanto, há ao menos mais oito categorias que também são listadas como preferenciais no Plano Nacional de Imunização (PNI) e no Plano Estadual de Vacinação, mas que ainda não têm data para começar a receber as doses.

Em comunicado sobre a ordem de vacinação entre os grupos prioritários divulgado em janeiro, o Ministério da Saúde informou que "recomenda que os gestores de saúde sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação", mas frisou que estados e municípios têm autonomia para montar o próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de cada população, demandas e doses recebidas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) informou que o Estado segue o plano nacional e que a ordem de vacinação dos próximos grupos depende da chegada de novas doses da vacina e de orientações do Ministério da Saúde.

Até o momento, com a inclusão de moradores de rua, presos, funcionários do sistema prisional e professores a partir desta semana, a ordem seguida em SC foi de fato a mesma prevista no plano nacional.

A única mudança foi a antecipação das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, mas acompanhando uma decisão nacional do próprio Ministério da Saúde de imunizar parte desse público que atuava diretamente nas ações de combate à pandemia ainda em abril, junto de idosos de 65 a 69 anos.

Entre os que já começaram a ser vacinados, o maior avanço até agora ocorreu na faixa de pessoas com mais de 60 anos que vivem em asilos e casas de repouso e em idosos de 70 a 79 anos, todos com coberturas próximas a 90% em SC.

Próximos grupos devem ser de professores e trabalhadores do transporte
Se Santa Catarina mantiver a diretriz de seguir a ordem recomendada pelo Ministério da Saúde, a vacinação de Covid-19 deverá atender os outros grupos de professores já definidos em um levantamento da Secretaria de Estado da Educação, como educadores do ensino infantil, área técnica, setor de limpeza e alimentação e docentes do ensino fundamental.

Depois disso, restarão ainda na lista de grupos prioritários sete categorias: trabalhadores do transporte coletivo, ferroviário, aéreo, aquaviário, caminhoneiros e trabalhadores portuários e industriais.

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...