PANDEMIA - 18/08/2021 10:08

Dor nas costas após Covid-19 é grave? Entenda a sequela

Desconfortos foram relatados por quem contraiu e a doença
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O vírus da Covid-19 vai embora, mas alguns sintomas se tornam recorrentes no organismo após contrair a doença. Um destes casos são as dores nas costas pós-Covid. Apesar de não ter relação direta com a doença, as dores musculares podem surgir durante a infecção de coronavírus. Os incômodos e desconfortos fazem com que a síndrome pós-Covid seja uma realidade para muitas pessoas que foram infectadas pelo vírus.

Ainda que as dores não sejam relatadas como sintomas recorrentes da doença para descobrir se a pessoa está com o vírus no organismo ou não, após curar-se, o desconforto pode aparecer e causar transtornos. 

Um relatório divulgado pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) que analisou 56 mil casos de coronavírus concluiu que pelo menos 15% reclamou de dores nas costas após a doença, na China.

Dor nas costas é grave?
As dores nas costas não costumam ser graves. Geralmente elas estão relacionadas a dores musculares ligadas a exercícios físicos e à postura errada. 

Com o início da pandemia o home office se tornou comum para muitas pessoas. Isso fez com que o estresse do isolamento e as estações de trabalho não fossem específicas para atender a necessidade, causando assim, diversas dores nas costas.

Já as dores musculares causadas pela infecção da Covid-19 podem durar algumas semanas. Especialistas dizem que é necessário adotar estratégias para driblar o desconforto e superar as dores enquanto o corpo ainda se recupara da infecção.

Sintomas persistentes da Covid-19
Além das dores de cabeça pós-Covid, existem outros sintomas que costumam ser comuns após a infecção por coronavírus. Eles são chamados de sintomas persistentes, ou sequelas pós-Covid e não vão embora, mesmo que o vírus já tenha ido.

Os mais comuns relatados são:
•Fadiga persistente
•Falta de ar
•Aperto no peito
•Tosse
•Dores no corpo
•Dor nas articulações
•Perda do sentido do paladar e do olfato
•Dificuldade em dormir
•Dores de cabeça
•Confusão mental
•Perda de cabelos

Tipo de dores nas costas
Existem diferente tipos de dores nas costas que podem indicar determinadas complicações e podem ter causas diferenciadas. É importante notar que qualquer dor de longa duração que possa atrapalhar atividades diárias precisa ser tratada. 

Dor no meio das costas
Este é um dos tipos mais comuns. Ele pode estar relacionado com fraturas, hérnia de disco e desgastes no tecido. Normalmente este sintoma não está relacionado a grandes ferimentos.

Dor nas costas e no meio do tórax
Já este tipo de dor nas costas pode indicar complicações no esôfago, coração, aorta, coluna ou apenas ser uma dor muscular. Se as dores forem frequentes, é indicado que o paciente acompanhe o aparecimento de outros sintomas e faça exames para identificar a causa.

Dor nas costas e abaixo do ombro
Essa região tem o objetivo de estabilizar e movimentar os ombros. Se a dor nas costas estiver presente abaixo do ombro pode estar relacionada com instabilidade muscular ou por alteração musculoesquelética.

Dor na parte de cima das costas
A dor na parte de cima das costas pode ocorrer devido ao cansaço, postura errada, excesso de atividades físicas e estresse. Nesses casos é recomendado que sejam feitos movimentos que estiquem o músculo e ajudem a reduzir as dores, como alongamentos.

Dor na lombar
A dor na parte de baixo das costas, conhecida como dor na lombar é comum em todas as idades. Geralmente ela acontece devido à exaustão, postura errada ao sentar ou andar e sedentarismo.

Na maioria dos casos ela não está relacionada a casos graves, no entanto, caso esteja acompanhada de outros sintomas, como febre e dor para urinar, pode ser necessária atenção imediata, já que é possível que tenha relação com infecção urinária ou pedra nos rins.

Como amenizar dores nas costas
•Relaxando: fique deitado de lado ou de costas até que a dor amenize.
•Banho quente: a água quente é capaz de auxiliar no relaxamento muscular.
•Massagem: fazer uma massagem também pode ajudar a relaxar os músculos.
•Faça alongamentos: ao se alongar os músculos também relaxam.

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...