ALERTA ACESSO - 10/09/2021 18:16

Vírus letal mata adolescente e deixa autoridades de Saúde em alerta para disseminação

Mais letal do que a Covid-19, o Nipah vírus matou um adolescente de 12 anos e novos casos de infecção foram confirmados; veja o local
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Morcego é capturado para estudo em Maio de 2018, no estado de Kerala – Foto: Redes sociais
O Nipah vírus é letal em humanos e tem preocupado as autoridades indianas após matar um menino de 12 anos no Estado de Kerala, na Índia. A morte foi registrada no último domingo (5) e, com o rastreamento dos contatos da vítima, novos casos de infecções foram confirmados.
Segundo a ministra da Saúde de Kerala, Veena George, 188 pessoas que tiveram contato com o menino foram identificadas na segunda-feira (6). Entre estas, 20 são consideradas de alto risco de contaminação e são parte da família do adolescente.
As pessoas rastreadas estão em quarentena ou hospitalizadas. Além dos familiares, dois agentes de saúde que atenderam o adolescente apresentaram sintomas do Nipah e aguardam os resultados dos testes. A região onde o menino vivia foi posta em alerta.
“Não há necessidade de entrar em pânico, mas precisamos ter cautela”, disse a ministra. Esta é a segunda vez em dois anos que o Nipah é identificado no Estado.
O vírus está na lista da OMS (Organização Mundial da Saúde) de doenças e patógenos priorizados para pesquisa e desenvolvimento em contextos de emergência.
Conheça o vírus
Assim como a Covid-19, o Nipah é um vírus transmitido de animais para humanos através de contato direto ou alimentos contaminados. Ainda assim, a Índia  registrou a transmissão da doença entre humanos.
Morcegos da família Pteropodidae são os portadores naturais do vírus. Eles também transmitem o Nipah para outros animais, como porcos, cachorros, gatos, cabras, cavalos e ovelhas. O primeiro registro da doença aconteceu entre criadores de porcos da Malásia, em 1999.
Até o momento, o Nipah se mostrou menos transmissível do que o coronavírus, mas muito mais letal. Segundo a OMS, cerca de 75% das infecções são fatais enquanto a taxa de letalidade da Covid-19 está em 2%.


Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...