TEMPO - 01/10/2021 05:28 (atualizado em 01/10/2021 06:38)

Com direito a tempestade de granizo, SC contabiliza mais de dez mil clientes sem luz

Alertas emitidos pela Defesa Civil, Epagri/Ciram e Inmet já começaram a se confirmar por Santa Catarina que ficará em estado de alerta, pelo menos, até a noite desta sexta
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O Estado de Santa Catarina está em condição de alerta para os reflexos das chuvas previstas para o território, nesta sexta-feira (1º). Desde o período da manhã a Defesa Civil vem emitindo notas para a presença e chegada de temporais em toda a faixa do Estado.

O avanço do mau tempo, inclusive, já deixou rastros pelo Estado: entre o término da noite da quinta-feira e o início da sexta, o município de São Cristóvão do Sul foi acometido por uma tempestade de granizo.

Além da condição ininterrupta da chuva, o adiantado da hora impossibilitou fazer qualquer projeção sobre prejuízos, mas as imagens compartilhadas junto ao Grupo ND são impressionantes, sobretudo, pela quantia de pedras de gelo espalhada.

Alerta para a região Oeste

O clima instável, que passou a se acentuar no final da noite da quinta-feira, deixou os primeiros reflexos no Estado. Por volta da 1h, já da sexta-feira, ao menos 10 mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica.

O alerta foi reiterado para a região Oeste de Santa Catarina, com avisos estendidos entre 1h e 4h da manhã com risco “moderado” para descargas elétricas, vento forte e chuva intensa.

Situação mais prejudicada no começo da madrugada foi registrada em São Miguel do Oeste que contabilizava cerca de 3,5 mil clientes sem energia.

Número parecido foi constatado em Laguna, já do outro lado do mapa, com o fornecimento interrompido para 3,5 mil usuários.

Situação do fornecimento de energia, em Santa Catarina, por volta da 1h30 desta sexta-feira (1º) – Foto: Celesc/ND/divulgação

A condição de alerta para os catarinenses se estende, pelo menos, até a noite desta sexta-feira.

Sistema de baixa pressão

Segundo o órgão, a presença de uma área de baixa pressão e a atuação de uma frente quente no Estado favorece a ocorrência de temporais com chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.

Nas áreas em laranja do mapa abaixo, os acumulados ficam entre 60 mm e 80 mm, podendo pontualmente passar de 100 mm, com risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Nesses locais, o risco para ocorrências associadas a temporais e chuva volumosa é alto.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...