visitas - 17/11/2021 08:34

Casan orienta moradores de Maravilha sobre ligação à rede de esgotamento sanitário

Cerca de 800 unidades consumidoras de Maravilha, entre residências e estabelecimentos, já estão tecnicamente aptas à conexão
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Divulgação
Equipes técnicas da CASAN começam na próxima semana a orientar a população atendida na primeira etapa do sistema de Esgotamento Sanitário de Maravilha. Os profissionais visitarão os imóveis, orientado os moradores para providenciarem a ligação à rede de coleta. As visitas ocorrem a partir do dia 22, segunda-feira.
A Estação de Tratamento que vai atender os moradores e a primeira etapa da rede foram implantados pela Prefeitura Municipal com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A operação do sistema e ampliação da infraestrutura para novas regiões do município ficará sob responsabilidade da CASAN.
Cerca de 800 unidades consumidoras de Maravilha, entre residências e estabelecimentos, já estão tecnicamente aptas à conexão com o Sistema de Esgotamento Sanitário. São estas que receberão as orientações da Companhia.
As equipes também vão verificar as ligações, avisando aos moradores que a casa já pode ser ligada à rede. Será distribuído um folder elaborado pela CASAN, que ensina como ligar a residência à rede de esgoto.

CAIXA DE INSPEÇÃO
O primeiro passo para a conexão ao sistema é identificar se o imóvel possui a Caixa de Inspeção (C.I.) instalada na calçada. Se tiver, significa que a região está atendida pela primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Maravilha, e é necessário realizar a conexão do esgoto da residência nesta C.I.
Conhecendo as instalações sanitárias de sua casa (Fossa-séptica, filtro ou sumidouro), é preciso direcionar todo o esgoto, inclusive da saída da caixa de gordura, para uma caixa de passagem, que levará através de tubulação (sub-coletor) o esgoto até a C.I.
A CASAN alerta que depois de providenciar essa ligação, a fossa-séptica (ou filtrou sumidouro) deverá ser desativada, já que todo o esgoto gerado na casa deverá ser encaminhado diretamente para a C.I. Deve ser mantida somente a Caixa de Gordura, que continua sendo obrigatória. Esse processo tem um custo variado, que vai depender das instalações sanitárias de seu imóvel.

FIQUE ATENTO
COMO FAZER A LIGAÇÃO
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link

ÁGUA DA CHUVA NÃO É ESGOTO
Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

CAIXA DE GORDURA DEVE SER MANTIDA
Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.

DESATIVAÇÃO DA FOSSA
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.
Fonte: Casan
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...