ENERGIA EÓLICA - 03/12/2021 08:03

Produção de energia eólica e solar cresce em SC em três anos mirando a sustentabilidade

Em três anos, SC teve o maior crescimento de produção eólica do país, segundo o Ministério de Minas e Energia; para produtores, ainda é necessário maior investimento no setor
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
SC contará com um novo parque para a produção eólica em Calmon(Foto: CSC/ Divulgação)
As energias limpas e renováveis vêm se tornando uma opção para contornar as crises energéticas em todo mundo. Em Santa Catarina não é diferente. Só nos últimos três anos, o Estado registrou aumentos siginificativos na produção de fontes fotovoltaicas (solares) e eólicas. Apesar disso, produtores afirmam que ainda faltam investimentos para expandir o setor na região. 
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia analisados pela reportagem do DC, entre 2018 e 2020, o Estado registrou um crescimento de 179,49% na produção de energia éolica: passou de 190,87 GWh (Gigawatt-hora) para 533,48 GWh em três anos. 
Este é o segundo maior crescimento do país. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo que, no mesmo período, teve um aumento de 220% - passou de 0,05 GWh para 0,16 GWh. 
Atualmente o Estado conta com 18 empreendimentos para a produção de energia eólica. Eles estão localizados nas cidades de Água Doce, no Meio-Oeste, Bom Jardim da Serra e São José do Cerrito, na Serra, e em Tubarão e Laguna, no Sul do Estado. 
Já em relação a energia solar, o crescimento foi de 509,76% em três anos. Em 2018, a produção catarinense era de 36,78 GWh, enquanto em 2020, o número saltou para 224,7 GWh. 
A expectativa é que esse número também seja superado em 2021. Segundo dados da Associação dos Produtores de Energia em Santa Catarina (Apesc), a produção de energia solar no Estado já alcançou 260 GWh. 
Atualmente, o Estado conta com oito usinas fotovoltaicas nas cidades de São José, Florianópolis, Catanduvas, Massaranduba, Guatambú, São Bento do Sul e Tubarão. Além disso, há projetos de micro e minigeração instalados em 19.561 unidades consumidoras  cadastradas, em centenas de municípios.
Empreendimentos de energia solar em SC
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon, um dos motivos que explicam o crescimento das energias renováveis no Estado são os incentivos à produção. 
— Nós incentivamos de várias formas. As indústrias, por exemplo, que querem investir aqui, oferecemos a opção de adicionar as energias limpas, por meio da exporgação do ICMS. Ou seja, a empresa instala sua planta industrial já com um tipo de energia renovável — explica.

Fonte: Diário Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...