SITUAÇÃO EXTREMA - 22/12/2021 13:13

Agroindústria de Chapecó começa a buscar água no rio Uruguai

Prefeitura informou que caminhões-pipa levam 30 mil litros de água para comunidades do interior
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
aminhões puxam água do rio Uruguai, em Chapecó — Foto: Julio Cavalheiro/Governo de SC/Arquivo
A BRF, uma das maiores exportadoras de aves e suínos do mundo, começou a puxar água do rio Uruguai, nesta quarta-feira (22), pois o reservatório da barragem do Engenho Braun, no Lajeado São José, em Chapecó, está com apenas 60% da capacidade.
A empresa não informou o número de caminhões que percorrem 23 quilômetros, da unidade até o Goio-Ên, que fica na ponte entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
“A medida emergencial foi adotada devido à estiagem que atinge a região Oeste e tem como objetivo abastecer a unidade de Chapecó para manter a produção”, informou a companhia em nota.
A empresa já adotou essa medida em outras estiagens severas. Também não é a primeira unidade a fazer isso. A água captada é despejada em um reservatório ao lado da empresa, onde passa por tratamento.
“A Companhia se mantém comprometida com o uso consciente da água, seguindo padrões de qualidade da norma ISO14001 e monitora 100% das unidades do Brasil, por meio do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) sob aspectos dos efluentes, resíduos, emissões atmosféricas, outorgas e licenças ambientais”, diz a nota.
A Prefeitura de Chapecó acrescentou que diariamente dois caminhões-pipa levam cerca de 30 mil litros de água para quase 60 locais do interior em duas viagens.
Também informou que foram abertos poços artesianos em várias localidades, como no bairro Boa Vista, na Linha Barra da Chalana, São Rafael e outras, de modo a reduzir os impactos da estiagem.

Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...