EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ - 13/01/2022 11:16 (atualizado em 13/01/2022 11:27)

Justiça decide novo lar de cadela resgatada agonizando em carro fechado

Cadela já estava desfalecida após passar 3 horas em carro fechado na Barra Sul em Balneário Camboriú, a polícia precisou quebrar o vidro do carro para resgatar animal
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Kyra, buldogue resgatada agonizando de carro fechado, vai para ONG – Foto: Reprodução/Internet

Depois de se recuperar do trauma de passar 3 horas em um carro fechado na Barra Sul em Balneário Camboriú, com a temperatura corporal próxima dos 40°C, Kyra, cadela da raça buldogue francês, deve ficar com a ONG (Organização Não Governamental) Viva Bicho.

A decisão é da 1ª Vara Criminal da comarca de Balneário Camboriú no Litoral Norte de Santa Catarina e foi tomada nesta quarta-feira (12). A buldogue deve ir para ONG após receber alta da clínica veterinária onde está internada.

As imagens do resgate da cachorrinha de dentro de um carro na Barra Sul impressionaram e comoveram internautas e a própria Polícia Militar, que realizou o resgate e mesmo depois do caso encerrado, acompanha o estado de saúde da cachorrinha.

O veículo estava estacionado com os vidros fechados e os policiais precisaram quebrar os vidros das janelas para resgatar o animal. A ocorrência foi atendida pela PM por volta das 14h desta terça-feira (11), porém, conforme as informações passadas, o veículo estava estacionado desde às 11h.


A temperatura registrada no momento da ocorrência era superior aos 30°C. Segundo a médica veterinária que atendeu o caso, Eliana Pinto Lenuzza, a cachorra chegou à clínica com dificuldades de respirar, ansiosa e com a temperatura elevada. Inicialmente, foi dado oxigênio e tentado resfriar o animal.

Ainda de acordo com Eliana, o cadela chegou com uma temperatura corporal de 40,1 °C.

Tutor liberado

O tutor da cadela é turista e veio com a família de São Paulo, ele foi preso em flagrante, mas teve liberdade provisória concedida após audiência de custódia, mediante assinatura de termo de compromisso, que o cientificou das obrigações assumidas e das consequências de descumprimento.

Ainda de acordo com a decisão do Tribunal de Justiça de Balneário Camboriú, homem é réu primário, possui residência fixa e, mesmo que não more em Santa Catarina, exerce atividade lícita e já efetuou o pagamento da clínica veterinária, não havendo nos autos embasamento que autorize a prisão preventiva, pela ausência dos requisitos previstos no art. 312 do Código de Processo Penal. O processo tramita sob sigilo.​

Como foi o resgate

Segundo a Polícia Militar, a família estava almoçando em um restaurante, e a cachorra teria ficado presa no carro em um calor que passava dos 40 °C dentro do veículo por, pelo menos, quatro horas.

Dois policiais foram responsáveis por salvar a vida da cachorra: o soldado Herculano de Castro Silva e a soldado Jaqueline Rosi dos Santos. Para Castro Silva, independente de ser um animal, era uma vida em perigo, e “o que fosse necessário para salvar uma vida seria feito”

“A gente tentou dar água, resfriar, levar para um local mais fresco, para ver se ele voltava a si, porque ele já estava em uma situação muito complicada”, relembra a soldado Jaqueline.

Funcionários de estacionamento encontraram o animal

O carro estava em um estacionamento na região da Barra Sul. Segundo funcionários do local, a família chegou por volta das 11h e saiu para almoçar.

Funcionários do estacionamento que estavam desmontando uma estrutura, por volta das 14h, notaram o cachorro agonizando dentro do carro. Foi aí que a polícia foi acionada e arrombou o veículo.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...