OPERAÇÃO ADIADA - 17/01/2022 19:18

Impacto da Covid no setor aéreo cancela voos e adia início de operação em aeroporto de SC

Estado já teve 25 voos alterados somente por uma companhia e teve mudança também em novas linhas para a Serra Catarinense
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Impacto da Covid no setor aéreo tem cancelamento de voos em SC e adiamento em aeroporto(Foto: Rodrigo Coelho, divulgação, BD)
O aumento de casos de Covid-19 e de gripe tem provocado impacto no setor aéreo com reflexos inclusive em Santa Catarina. Desde a semana passada, companhias cancelaram voos em função do afastamento de profissionais que testaram positivo para a doença e precisam ficar em isolamento. A situação afetou até mesmo o início da operação de uma companhia no aeroporto de Correia Pinto, na Serra de SC (leia mais abaixo).
A onda de cancelamentos de voo ganhou força nos primeiros dias de 2022. Em SC, a Latam já cancelou 25 voos entre a última semana e o próximo domingo.
Foram 16 cancelamentos na última semana, entre o dia 9 e o último domingo (16). Em média, dois voos por dia que deixaram de decolar, todos entre Florianópolis e São Paulo — nos aeroportos de Congonhas ou Guarulhos.
Nesta semana, a companhia já anunciou o cancelamento de mais 251 voos em todo o país desta segunda-feira (17) até o próximo domingo (23). Nove deles são em Santa Catarina. Um entre Navegantes e São Paulo, e os demais novamente entre Florianópolis e São Paulo (confira lista abaixo).
Na soma de todos os cancelamentos desde o dia 9 no país, o total de cancelamentos soma 3% dos voos domésticos e internacionais previstos pela companhia no período.
A Azul também teve voos cancelados por conta da Covid-19. No entanto, em nota, a companhia informou que não faz recortes regionais dos dados sobre cancelamentos por não ter “’braços operacionais’ para dar conta do volume de solicitações neste sentido”.
A companhia admitiu que teve aumento no número de dispensas médicas entre os tripulantes, todos com sintomas leves. Disse que alguns voos de janeiro precisaram ser reprogramados, mas que “mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente”. As assessorias dos aeroportos consultadas pela reportagem não responderam quantos voos da companhia foram cancelados até a publicação desta matéria.
 Gol foi a única das três principais companhias do país a informar que não cancelou nenhum voo em nenhum estado por conta da Covid, embora tenha registrado aumento nos casos positivos de colaboradores.
Início de operação adiado em Correia Pinto
Outra mudança importante no setor aéreo de SC foi anunciada nesta segunda-feira (17). A Azul anunciou o adiamento do início da operação no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, na Serra de SC. A venda de passagens começou em novembro e os voos deveriam ter início neste mês de janeiro, mas agora foram postergados para uma nova data: 4 de abril.
Em nota, a Azul afirmou que o adiamento ocorreu por “necessidade de ajustes operacionais em sua malha”. O texto não detalha se esses ajustes se devem à situação atual da Covid-19, e a assessoria da empresa também não respondeu esse questionamento.
Os voos da Azul serão entre Correia Pinto e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 90 quilômetros de São Paulo. O terminal tem o maior centro de conexões da companhia no país.
A volta da operação da Azul no aeroporto de Correia Pinto é esperada pela Serra Catarinense por criar uma ligação aérea direta da região com São Paulo, o que pode favorecer, entre outras atividades, o turismo.
Para passageiros que já haviam comprado passagens da Azul para este período inicial, a Azul informou que está fazendo contato e eles poderão remarcar as viagens, deixar o valor pago em crédito para outros voos ou solicitar o reembolso integral dos bilhetes.
A Infracea, que administra o aeroporto de Correia Pinto, divulgou nota reforçando a expectativa pelo início das operações. “Esperamos, em breve, podermos, finalmente, comemorar junto com a comunidade da Serra Catarinense o início das operações dos voos regulares da Azul na região que tanto espera e necessita desta conexão aérea”, informou.


Fonte: Diário Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...