SEGURANÇA - 18/01/2022 04:48

Na ‘esteira’ da internet e da pandemia, crimes de estelionato aumentam 41% em SC

Aumento foi impulsionado pela pandemia e acompanha a redução nos crimes tradicionais como furtos e roubos; confira índices de criminalidade em SC, referentes ao anos de 2021
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Nesta segunda-feira (17), o Colegiado Superior de Segurança Pública em Santa Catarina divulgou os dados de criminalidade referente ao ano de 2021, comparados ao ano anterior. Segundo o órgão, crimes de estelionato e golpes na internet aumentaram 41% no período.
Em contrapartida, os dados gerais compilados são positivos, mostrando quedas consideráveis em crimes violentos como homicídio (-8,6%), feminicídio (-4,6%) e roubo (-2,7%).
Segundo o presidente do Colegiado, Giovani Eduardo Adriano, ocorreu uma migração de crimes tradicionais para aqueles praticados através da internet, movimento influenciado pela pandemia da Covid-19.
Para reforçar a atuação do Estado contra os crimes digitais, Giovani conta que está sendo planejada a formação de um grupo especializado para a área de Segurança Pública, com técnicos da área de informática, que devem trabalhar na contenção desses crimes para os próximos anos.
Menor índice de crimes violentos
Em 2021, o número de mortes violentas foi o menor da série histórica, que começou a ser compilada em 2008 em Santa Catarina. Quando comparado a 2020, a diminuição nos casos foi de quase 10%, com 72 mortes a menos. Em cinco anos, foram evitadas 418 mortes.
Outra queda considerável foi registrada em feminicídios, reduzida em 4,6%. Apesar disso, os números aumentaram 6,5% nos casos de violência doméstica com relação ao ano anterior. O tema ainda é considerado um problema a ser enfrentado pelas autoridades de segurança do Estado.
“O ano de 2022 será cheio de desafios, pois teremos um aumento da circulação de pessoas, o que consequentemente pode levar a mais crimes. Porém, o nosso Colegiado segue com o propósito de reduzir todos os índices possíveis. Também estamos focando muito no combate aos crimes virtuais, que vêm crescendo nos últimos anos”, reforça Giovani.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...